Por que nao submeter a declaracao de desemprego ao IRS?

Por que não submeter a declaração de desemprego ao IRS?

No que diz respeito ao IRS, os desempregados que ao longo do ano só tenham recebido o subsídio de desemprego não têm de fazer nada. Se, no ano de 2020, transitou de uma situação de desemprego para uma situação de emprego ou vice-versa, então este ano terá de submeter a declaração de IRS.

Como entender o IRS dos desempregados?

Assim, para entender todas as implicações relacionadas com o IRS dos desempregados temos de ir por partes. O IRS todos sabemos o que é: Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, ou seja, aquilo que o Estado nos cobra pelo que ganhamos.

Como compensar o desemprego durante o período de desemprego?

Mas se a mesma conta der resultado negativo, isto é, se adiantou menos imposto do que o devido, então terá de pagar o IRS que ficou em falta. É muito comum tentarmos compensar o nosso desequilíbrio financeiro durante o período de desemprego aceitando alguns trabalhos esporádicos e temporários.

LEIA TAMBÉM:   Qual a idade minima para pintar cabelo?

Será que o subsídio de desemprego também conta com rendimento?

Já quando falamos de IRS e de desempregados, a dúvida coloca-se precisamente no conceito de rendimento: será que o subsídio de desemprego também conta como tal? A resposta a esta pergunta é não.

Como os desempregados pagam o IRS?

Os Desempregados Pagam IRS? Os desempregados estão dispensados de entregar IRS, na generalidade dos casos. Se o desempregado esteve empregado durante uma parte do ano anterior, ele já terá de preencher o IRS, no caso de ter recebido mais de 4104 euros anuais por trabalho dependente ou pensões.

Como ficam dispensados os subsídios de desemprego?

Os cidadãos que, no ano anterior, não tenham auferido quaisquer rendimentos, de trabalho ou outros, ficam dispensados de apresentar a declaração anual. Ora, como vimos acima, os subsídios de desemprego são apoios sociais que, para efeitos de IRS, não contam como rendimento.