Por que nao declarar o imposto de renda?

Por que não declarar o imposto de renda?

Eduardo Canova, CEO da Leoa, plataforma online para declaração do Imposto de Renda, faz o alerta: “nunca vale a pena não declarar”. Segundo ele, a chance do contribuinte cair na malha fina é grande e a multa pode pesar no bolso. Se você se enquadra em um ou mais dos requisitos abaixo, a declaração é obrigatória:

Como você pode pagar seus impostos?

Se você não pode pagar seus impostos, a primeira coisa que você precisa fazer é ligar para a Receita Federal. Eles querem cobrar de você, não o punir. Você pode ser elegível para configurar um plano de pagamento denominado contrato de parcelamento.

Quando são obrigados a declarar contas à Receita Federal?

Os contribuintes têm até o dia 30 de abril para prestar contas à Receita Federal. São obrigados a declarar todos as pessoas que ganharam mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2020, operaram na bolsa de valores ou são proprietários de bens superiores a R$ 300 mil – confira todas as regras de obrigatoriedade abaixo.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se pisar em uma arraia?

Como fazer a declaração de renda?

Na prática, todas as pessoas com fonte de renda devem fazer a declaração, mas a partir de uma determinada faixa de ganhos anuais. Esse valor pode variar de ano para ano, pois é natural que ele seja atualizado. Por isso, o interessante é que você confirme essa informação no site da Receita Federal todos os anos.

Será que não há necessidade de declarar juros no IRS?

A ideia normalmente transmitida é que não há qualquer necessidade de declarar no IRS os juros de depósitos, certificados de Aforro e do Tesouro e outros produtos de poupança, evitando-se assim a ‘chatice’ de preencher um outro anexo da declaração Modelo 3 de IRS. E porquê?

Como é aplicado o imposto de renda?

Como o Imposto de Renda é aplicado a pessoas e também a empresas, ele se divide em Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).