Por que importamos o petroleo no Brasil?

Por que importamos o petróleo no Brasil?

Por dia, o país fabrica 3 milhões de barris, mas compra do exterior 170 mil barris por dia em derivados do petróleo. Por que ainda importamos? A resposta está relacionada às características do produto extraído no Brasil, à estrutura de refinarias no país e outros aspectos técnicos, segundo especialistas ouvidos por UOL.

Por que o país importa derivados de petróleo?

O país também importa derivados de petróleo, como gasolina e, principalmente, diesel. O que o país extrai, na teoria, seria suficiente para atender à demanda nacional, até porque se produz mais do que se consome.

Por que o Brasil é autossuficiente em petróleo?

Há mais de 15 anos, o Brasil passou a ser considerado autossuficiente em petróleo, o que significa dizer que a produção do recurso supera o consumo. Por dia, o país fabrica 3 milhões de barris, mas compra do exterior 170 mil barris por dia em derivados do petróleo. Por que ainda importamos?

LEIA TAMBÉM:   Qual o papel do tecnico no esporte?

Quais são as refinarias de petróleo do país?

“Assim, exportamos óleo e importamos combustíveis e derivados. Por isso ainda estamos atrelados ao mercado internacional.” O país tem 17 refinarias de petróleo, com capacidade para processar 2,4 milhões de barris por dia. Treze dessas refinarias pertencem à Petrobras e respondem por 98,2\% da capacidade total.

Por que o país não se livrou da importação de petróleo e derivados?

Na prática, porém, o país ainda não se livrou da importação de petróleo e derivados. Pelo contrário, os volumes importados têm aumentado nos últimos anos. Segundo especialistas, há motivos técnicos e econômicos para justificar essa contradição.

Qual a importância de importação e exportação de petróleo?

Porém, o ponto mais importante e pouco abordada na discussão de importação e exportação de petróleo no Brasil é a importância vital que óleos leves importados têm para as refinarias brasileiras. Todo tipo de petróleo, bom ou ruim, deve passar por um processo de refino para virar combustível.

Por que a importação de petróleo estrangeiro é vantajosa?

Em cidades muito distantes da região Sudeste, onde está concentrada a maior parte das refinarias brasileiras, a importação de petróleo estrangeiro é mais vantajosa para as distribuidoras.