Por que entre os periodos Cretaceo e Terciario houve uma extincao em massa principalmente dos grandes repteis os dinossauros?

Por que entre os períodos Cretáceo e Terciário houve uma extinção em massa principalmente dos grandes répteis os dinossauros?

Sem os vegetais, os dinossauros herbívoros acabaram morrendo de fome e, sem esses, os dinossauros carnívoros morreram também. Essa reação em cadeia teria causado a extinção total dos dinossauros. A colisão do asteroide com a Terra desencadeou uma série de tragédias ecológicas.

Qual é a principal teoria que explica a extinção dos dinossauros no período Cretáceo?

Mas a teoria mais famosa e mais aceita sobre a extinção dos dinossauros é conhecida como Evento K-T. Os pesquisadores que defendem essa teoria acreditam que um meteoro colidiu com a Terra há aproximadamente 65 milhões de anos, o que é endossado por uma imensa cratera encontrada no Golfo do México com essa datação.

LEIA TAMBÉM:   Quais os cuidados da enfermagem com a mae no alojamento conjunto?

Quais os dinossauros do período Cretáceo?

Vale lembrar que o período cretáceo corresponde ao auge do desenvolvimento dos gigantescos répteis, chamados de Dinossauros (da terra), Plesiossauros (na água) e os Pterossauros (no ar), os quais já vinham se desenvolvendo desde o período anterior, o período jurássico.

Em qual região caiu o meteorito que Acredita-se que extinguiu os dinossauros?

A cratera Chicxulub (pronuncia-se AFI: [tʃikʃuˈlub]) é uma antiga cratera de impacto soterrada de baixo da Península do Iucatã, no México. O seu centro está localizado próximo à localidade de Chicxulub, que deu origem ao nome da cratera.

Qual a espécie que sobreviveu e prosperou após a extinção dos dinossauros?

Esse grupo de mamíferos, coletivamente conhecido como multituberculata, teve origem juntamente com os dinossauros, durante o período Jurássico, e prosperou durante mais de 100 milhões de anos até serem aparentemente substituídos por roedores.

Quais as teorias existentes para a extinção ao final do Permiano?

Globalmente, a extinção do final do Permiano marca o desaparecimento de 50\% das famílias e 80-95\% das espécies viventes. As causas mais divulgadas levam em conta mudanças climáticas, aumento da concentração de elementos químicos, intervalos de anoxia e impacto de meteoritos.

O que vem depois do Cretáceo?

O final do período Cretáceo (final da Era Mesozóica), e transição para a Era Cenozóica são marcados pela 2ª maior e mais conhecida extinção em massa da história da Terra, a extinção do K-T (Cretáceo – Terciário – o antigo período da Era Cenozóica), a aproximadamente 65 m.a., com e extinção de 25\% das famílias, e 75\% de …

Como foi o processo de extinção dos dinossauros?

A queda de um meteoro na Terra, com a velocidade de 72.000 km/h, teria sido a principal causa da extinção dos grandes répteis (dinossauros). Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta.

O que marcou o período Cretáceo?

Durante o Cretáceo, os dinossauros alcançam seu ápice na escala evolutiva (mais da metade das espécies conhecidas viveram neste período), mas ao fim do período ocorreu a extinção em massa desses grandes répteis e de diversas espécies de animais da Terra (cerca de 60\% deles foram extintos).

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os principais problemas ambientais causados pela queima de combustiveis fosseis?

Qual foi o período Cretáceo?

Cretácico, ou Cretáceo, é o último período da Era Mesozoica, compreendido entre -144 e -66,4 milhões de anos.

Quem sobreviveu à extinção do Cretáceo?

No fim do Cretáceo, parecia não haver mamíferos puramente herbívoros ou carnívoros. Os mamíferos e aves que sobreviveram à extinção alimentaram-se de insetos, minhocas e caracóis, que se alimentavam de plantas mortas e matéria animal em decomposição.

Qual é o período do período Cretáceo?

O período Cretáceo sucede o período Jurássico de sua era e precede o período Paleogeno da era Cenozoica de seu éon. Divide-se nas épocas Cretáceo Inferior e Cretáceo Superior, da mais antiga para a mais recente.

Qual a biodiversidade do Cretáceo?

Durante esse período, existiu uma grande biodiversidade em todos os grupos. Ao final do Cretáceo, as plantas já tinham evoluído para várias formas modernas. A diversificação das Angiospermas estimulou a evolução dos insetos, e mais grupos modernos apareceram, como as formigas e as borboletas. Os anfíbios foram representandos por rãs e salamandras.

Qual a origem do nome Cretáceo?

O nome Cretáceo deriva da palavra latina Creta, que significa greda ou giz, para denominar a rocha esbranquiçada, o calcário, formado por conchas de micro-organismos, onde os depósitos cretáceos foram pela primeira vez descritos. No período Cretáceo, os continentes começam a migrar para a posição que ocupam atualmente.