Por que devemos somar no fluxo de caixa projetado a depreciacao?

Por que devemos somar no fluxo de caixa projetado a depreciação?

A vantagem de considerar a depreciação no fluxo de caixa é conseguir uma parcela de imposto de renda menor, já que a redução afeta o lucro líquido da empresa que é a base do cálculo. Essa subtração da depreciação no cálculo do IR é uma movimentação permitida por lei, regularizada no artigo 305 do Imposto de Renda (IR).

O que é depreciação IFRS?

A depreciação representa o consumo dos benefícios econômicos do ativo. A depreciação deve ser reconhecida mesmo quando um ativo estiver com o seu valor justo excedendo o valor contábil. A condição para que a depreciação seja reconhecida é que seu valor residual não exceda o valor contábil.

Onde entra depreciação no fluxo de caixa?

A depreciação é excluída do cálculo do fluxo de caixa livre por ser uma despesa que não representa efetiva saída de caixa. O mesmo ocorre com a amortização de ativos diferidos e com qualquer outra despesa que não reflita um efetivo pagamento no período em que é re- gistrada.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tipos de quimioterapia para linfoma?

Como podemos entender a depreciação?

Podemos entender a depreciação como sendo o processo de desgaste natural das propriedades e produtos. Um dos principais fatores levados em conta pela administração de empresas, a depreciação ocorre principalmente devido a ação espontanea do tempo, também sendo motivada pelo uso natural do bem.

Por que a depreciação ocorre?

Um dos principais fatores levados em conta pela administração de empresas, a depreciação ocorre principalmente devido a ação espontanea do tempo, também sendo motivada pelo uso natural do bem. No caso de um carro ou veículo em geral ( caminhões, máquinas, etc… ) temos um bom exemplo: a medida que a máquina vai sendo usada mais desgaste vamos tendo.

Por que a depreciação está relacionada à renovação?

De um certo modo, a depreciação está diretamente relacionada a renovação: quando os bens de uma empresa passam a valer menos e consequentemente esta empresa passando a pagar menos impostos sobre eles, a companhia está economizando dinheiro.

Qual a classificação do regime de depreciação?

(f) Excluem-se os móveis e objetos de arte e antiguidades. (a) Tratando-se de edifícios onde se exerçam atividades enquadráveis em mais de uma das rubricas, o regime de depreciação será determinado pela classificação que lhes couber face à característica neles predominante. (b) Excluem-se os móveis e objetos de arte e antiguidades.