Por que as dietas da moda falham na manutencao de perda de peso?

Por que as dietas da moda falham na manutenção de perda de peso?

No caso das dietas da moda, usualmente, os cardápios são estabelecidos levando-se em conta apenas restrição de calorias e nutrientes. Nada mais é considerado. Por isso, além de difíceis de serem seguidas, elas acabam atrapalhando a mudança de hábitos, que é o que favorece a manutenção da sua meta de peso.

O que é a dieta da moda?

As dietas da moda muitas vezes se baseiam em um único macronutriente, o que as torna desequilibradas. Por exemplo, a dieta da proteína, que de fato favorece na perda de peso por aumentar a saciedade, apresenta um alto índice de gordura, o que favorece o desenvolvimento de doença cardiovascular.

Quais são os riscos e consequências das dietas para emagrecer?

Se você não consome os nutrientes que precisa, o seu organismo vai sofrer as consequências dessa carência. Além do desconforto de estar sempre com fome, o efeito sanfona é quase garantido. Assim que você deixar de seguir a dieta para emagrecer rápido, o peso vai voltar e talvez até mais do que você estava no começo.

LEIA TAMBÉM:   Como drenar a ascite?

O que fazer depois de uma dieta restritiva?

Seis pontos que ajudam a manter o peso perdido, segundo estudos:

  1. Aderir a altos níveis de atividade física (equivalente no mínimo a uma hora por dia).
  2. Seguir uma dieta de baixa caloria e principalmente ingerir pouca gordura.
  3. Comer café da manhã.

Quais são os riscos da dieta?

Fraqueza, queda de cabelo, dor de cabeça e outros perrengues. Não é raro ouvir pessoas que, ao aderir a dietas muito restritivas, reportam indisposição, cansaço, fraqueza, dores de cabeça, queda de cabelo e unhas fracas.

  • Deficiências nutricionais.
  • Perda de massa muscular.
  • Efeito sanfona.
  • Transtornos alimentares.
  • Quais os riscos de se fazer uma dieta muito severa?

    Além da perda de peso, é comum que pessoas que aderem a essas dietas apresentem queda de cabelo, unhas frágeis e pele ressecada. Além disso, problemas como dificuldade para dormir, dores de cabeça, desmaios, irritabilidade, cansaço, tontura, alterações no ciclo menstrual e anemia podem surgir.