Pode pagar funcionario com cheque?

Pode pagar funcionário com cheque?

Por regra, o pagamento de salário deve ser feito em espécie, ou seja, em dinheiro, na moeda corrente nacional. Contudo, com a edição da portaria n. 3.281/1984 do MTE, passou a ser aceito o recebimento de salário por cheque e por depósito bancário, desde que seguidas algumas disposições legais e aceito pelo trabalhador.

Pode pagar funcionário com cheque cruzado?

O pagamento do salário feito em cheque, só poderá ser feito se o cheque for de uma agência bancária da mesma localidade em que é prestado o serviço e durante o horário de funcionamento da agência, além disso o cheque não pode ser cruzado e o trabalhador precisa ser dispensado em tempo hábil para descontar o cheque.

Como Pagar o cheque por meio de cheque?

Já no caso do pagamento por meio de cheque, o empregador deve assegurar ao empregado um horário que permita o desconto imediato do cheque. Além disso, caso o deslocamento do trabalhador para o recebimento do cheque exija alguma forma de transporte, os custos devem ser pagos pelo empregador.

LEIA TAMBÉM:   Onde fica o osso da sorte na galinha?

Como é que o cheque é bem sucedido?

Porém, para que este trâmite seja bem sucedido, isto depende do preenchimento correto do cheque e também do conhecimento de quem irá recebê-lo. O cheque pode ser emitido ao portador, de forma que qualquer pessoa pode recebê-lo, sem a necessidade de indicação do beneficiário.

Como escrever o valor do cheque?

No campo “R$” escreva a quantia de dinheiro com números. Já na linha de “Pague por este cheque a quantia de”, deve ser escrito o valor da quantia por extenso. Na linha debaixo, é escrito o nome do beneficiário do cheque, caso este seja um documento nominal.

Qual o prazo para a apresentação do cheque?

Art . 64 A apresentação do cheque, o protesto ou a declaração equivalente só podem ser feitos ou exigidos em dia útil, durante o expediente dos estabelecimentos de crédito, câmaras de compensação e cartórios de protestos. Parágrafo único. O cômputo dos prazos estabelecidos nesta Lei obedece às disposições do direito comum.

Pode pagar funcionário com cheque de terceiros?

O pagamento ao funcionário via cheque, pode ser feito desde que o cheque seja emitido pelo empregador diretamente ao empregado. Portanto, não pode ser feito um pagamento com cheques de terceiros. Além disso, é preciso que o pagamento seja feito dentro de um horário em que o funcionário consiga descontar o cheque.

LEIA TAMBÉM:   Quais os tipos de contratos de trabalho e suas caracteristicas?

Quando o dia do pagamento de salário cai no domingo?

O pagamento dos salários estipulados por mês deve ser realizado até o 5º dia útil do mês subseqüente ao vencimento. Na contagem do 5º dia útil, deve ser incluído o sábado, que é considerado dia útil, excluindo domingos e feriados, inclusive municipais.

Qual o valor do cheque nominal?

Entretanto, o cheque nominal é um documento que indica o nome de quem irá recebê-lo. Assim, como indica o seu nome, ele é nominal, possui o nome do beneficiário. Estes cheques devem ter valores acima de R$ 100,00. Apesar de quem emite o cheque determinar um nome para que este seja o beneficiário, o documento pode ser transferido para terceiros.

Como o cheque pode ser emitido?

O cheque pode ser emitido ao portador, de forma que qualquer pessoa pode recebê-lo, sem a necessidade de indicação do beneficiário. Ademais, o documento também pode ser nominal, possuindo um recebedor específico.

Quais são os cheques?

Os cheques são documentos que permitem o trâmite financeiro entre pessoas jurídicas e físicas. Porém, para que este trâmite seja bem sucedido, isto depende do preenchimento correto do cheque e também do conhecimento de quem irá recebê-lo.

Será que o pagamento com cheque é pagamento à vista?

Contudo, vale registrar que, há jurisprudência em sentido oposto, fundamentando que o cheque é uma forma de pagamento à vista, sendo, portanto, indevida a cobrança de multa, verbis: “O pagamento com cheque é considerado pagamento à vista.

Quando a empresa paga em cheque?

O empregador pode pagar com dinheiro, com depósito em conta ou com cheque. Mas, se for em cheque, deve fazer o pagamento em horário bancário e permitir que o trabalhador vá até o banco em horário de trabalho para poder depositar ou descontar o cheque.

Como funciona o pagamento em cheque?

O cheque é uma ordem de pagamento que pode ser à vista ou a prazo. Isso significa que, ao passá-lo, o emissor dá uma ordem para o banco fazer o pagamento de um determinado valor ao beneficiário. Além disso, ele também é um título de crédito e, consequentemente, um reconhecimento da dívida por parte do emissor.

Porque as empresas só pagam no quinto dia útil?

Segundo a Súmula 381 do TST, ou do precedente normativo 72: “O pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Portanto, se a empresa pagar o salário dos trabalhadores após o quinto dia útil deverá acrescentar a correção monetária no valor do pagamento.

Como funciona a forma de pagamento do salário?

O salário é o valor dado pelo empregador para o trabalhador que cumprir a sua jornada de trabalho. Essa remuneração varia de acordo com o que foi definido no contrato de trabalho e, geralmente, é representada pelo salário-base, além das comissões, vale-transporte, gratificações e outros benefícios.

Quais são as regras estipuladas pela CLT sobre o pagamento dos salários?

A magistrada citou que o parágrafo 1º do artigo 459 da CLT dispõe que, quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. …