Pode manter o nome de casado apos divorcio?

Pode manter o nome de casado após divórcio?

Assim é a previsão do Código Civil, artigo 1.571, parágrafo segundo: “§ 2. Dissolvido o casamento pelo divórcio direto ou por conversão, o cônjuge poderá manter o nome de casado; salvo, no segundo caso, dispondo em contrário a sentença de separação judicial.”

Sou obrigada a tirar o nome do meu Ex-marido?

Mulher tem direito a manter sobrenome do ex-marido mesmo após concluído divórcio. Por ser inerente ao direito de personalidade, incumbe ao cônjuge que adotou o sobrenome do outro a decisão de conservá-lo ou suprimi-lo.

Como retomar o nome de solteira com o divórcio?

Isso sim, uma vez alterado o nome com o casamento, essa mudança precisa ser replicada em todos os documentos da pessoa: CPF, cédula de identidade, passaporte, título de eleitor, etc. Para retomar o nome de solteira/o com o divórcio, é preciso seguir as regras burocráticas de cada órgão/entidade expedidor/a.

LEIA TAMBÉM:   O que e o plano estrategico de negocios?

Por que a mulher pode usar o nome de solteira?

Após o falecimento do cônjuge a mulher pode passar a usar o nome de solteira. A legislação permite que a mulher passe a usar o nome de solteira quando o casal se divorcia, no entanto, não era permitido que a mulher voltasse a usar o nome que tinha quando era solteira em outra situação, por falta de previsão legal.

Será que a mudança do nome após o divórcio é obrigatória?

A mudança do nome após o divórcio é obrigatória? Não, ela é opcional, assim como o uso do sobrenome do marido ou da mulher após o casamento. Por isso, o uso ou não do sobrenome do cônjuge é uma decisão que deve ser muito bem pensada para evitar problemas burocráticos futuros.

Como proceder com a decretação do divórcio?

Desse modo, com a decretação do divórcio, a pessoa poderá alterar o registro civil e o voltar a usar seu nome de solteiro. Passo seguinte, é proceder com a averbação do divórcio para então iniciar a alteração do sobrenome nos documentos pessoais.