Pode exigir mais de 6 meses de experiencia?

Pode exigir mais de 6 meses de experiência?

Você sabia que, segundo a CLT, é proibido ao empregador exigir mais de 6 meses de experiência na contratação de funcionário? A lei determina que, para fins de contratação, o empregador não poderá exigir do candidato a emprego comprovação de experiência prévia por tempo superior a seis meses no mesmo tipo de atividade.

Qual é o período de experiência no trabalho?

O período máximo de duração de um contrato de experiência é de 90 dias. Mas, em alguns casos, o contrato pode durar menos e ser renovado apenas uma vez, contanto que a soma dos dois contratos não ultrapasse o período de 90 dias. Essa prorrogação precisa ser formalizada por escrito, no contrato.

Qual o prazo máximo de experiência profissional que se pode exigir de um empregado Justifique sua resposta?

LEIA TAMBÉM:   Quais as vantagens e desvantagens da producao de feno?

Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.

Como é considerada a experiência de trabalho requisitada?

Assim, caso a experiência de trabalho requisitada seja condiciona ao diploma de graduação e tenha sido exercida antes da conclusão do curso, provavelmente não será considerada. Dessa forma, estágios, de modo geral, não são considerados na contagem de experiência profissional.

Qual o prazo máximo de experiência do trabalhador?

O prazo máximo da experiência é 90 dias; não há mínimo. No regime temporário, trabalhador é funcionário de uma empresa que o designa para outra por prazo determinado. O contrato de experiência é uma espécie de contrato de trabalho por prazo determinado para a empresa verificar se o funcionário tem condições de assumir o cargo.

Qual é o período experimental do contrato de trabalho?

De acordo com o artigo 111.º do Código do Trabalho (CT), o período experimental corresponde ao tempo inicial do contrato de trabalho, durante o qual trabalhador e entidade empregadora têm a oportunidade de avaliar a sua manutenção.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona equity swap?

Qual é o período máximo de experiência?

O primeiro pode ser de 20 dias e o segundo de 70, por exemplo. O período de experiência pode durar menos do que 90 dias, também. O que não pode é ultrapassar esse limite máximo.