Pode casar e continuar com o nome de solteira?

Pode casar e continuar com o nome de solteira?

Atualmente tanto o casamento como a união estável possibilitam ao cônjuge ou ao companheiro o acréscimo do sobrenome do outro. Por outro lado, no que se refere à retirada do sobrenome do cônjuge e retorno ao nome de solteiro(a), o Código Civil somente prevê tal possibilidade em caso de divórcio.

Quais documentos preciso alterar depois de casar?

Sendo assim, após o casamento, necessita-se atualizar documentos como RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título Eleitoral e Passaporte….Certificado de Pessoa Física (CPF)

  • RG atualizado;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de casamento e cópia;
  • Número do CPF;
  • O custo de atualização do CPF não excede R$ 7,00.

Como o nome da mulher fica depois do casamento?

Já era o tempo em que ao casar a esposa necessariamente adotava o sobrenome do marido. Por outro lado, hoje em dia, é o marido que pode adotar o nome da família da mulher. Mas também podem ficar cada um com o nome que chegou à união. E mais: é possível até mesclar os sobrenomes.

LEIA TAMBÉM:   O que e empuxo ativo e passivo?

Como mudar o RG Depois de casado?

Para atualizar o RG é preciso solicitar uma segunda via, levando a certidão de casamento, RG e comprovante de endereço.

Qual o prazo para atualizar os documentos após casamento?

Isso deve ser feito até o mês seguinte ao casamento, para que não corra o risco de se envolver em problemas de nomes diferentes nos documentos, que pode levar até uma ‘falsidade ideológica’” – Ricardo Augusto de Leão, diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR).

Quando se casa pode escolher o sobrenome?

Sendo assim, a lei no Brasil não impõe mais a alteração do sobrenome e, você pode decidir conforme sua preferência: conforme o § 1.º do artigo 1.565 do Código Civil, qualquer um dos futuros cônjuges (e não somente a noiva), querendo, poderá acrescer ao seu sobrenome o do outro.