Para que serve o odontograma?

Para que serve o odontograma?

Em outras palavras, o odontograma indica quais os dentes que precisam de tratamento, permite o acompanhamento da evolução do quadro do paciente e a indicação dos possíveis tratamentos a serem realizados, além de anotações de procedimentos anteriores.

Qual a importância do cirurgião-dentista saber qual a história clínica do seu paciente?

A elaboração da anamnese deve ser a primeira conduta a ser adotada em um atendimento odontológico, pois é através dela que conheceremos o paciente que será ou não submetido ao tratamento. Sua realização é inegociável, não se tratando de mera liberalidade ou faculdade do Cirurgião-Dentista.

LEIA TAMBÉM:   Como abrir um lar de idosos?

Qual a importância de se preencher evolução e intercorrências do tratamento?

Os modelos de gesso utilizados em certas especialidades também deverão ser arquivados e seus achados anotados na parte de evolução do tratamento, por finalidade de consulta quando se fizer necessário. Este material poderá ser utilizado para comprovar o diagnóstico, correção do plano de tratamento e sua execução.

Quais os procedimentos que o dentista pode fazer na UBS?

Atendimento odontológico básico, com procedimentos preventivos e curativos individuais: restaurações, extrações, raspagem, limpeza, aplicação de flúor, raio-x odontológico, ações preventivas coletivas (palestras, escovação supervisionada) e atendimento de urgências odontológicas.

Como usar o odontograma?

Como usar corretamente o odontograma?

  1. não necessita de nenhum tipo de tratamento: pintar a área correspondente de verde;
  2. necessidade de tratamento: pintar a área correspondente de vermelho;
  3. tratamento realizado: pintar de azul a área correspondente (sobre o vermelho);

Como entender um odontograma?

Há diversas informações que devem constar no odontograma dos pacientes, como:

  1. Estado de saúde de cada dente (anormalidades, cáries, fraturas etc);
  2. Histórico de procedimentos odontológicos (restaurações, extrações, próteses etc);
  3. Procedimentos odontológicos a serem realizados;
  4. Resultado dos procedimentos realizados;
LEIA TAMBÉM:   Por que o banco nao permite cobranca de taxas de fechamento?

Quais são os principais documentos profissionais feitos pelo cirurgião-dentista e como é sua classificação quanto à procedência finalidade e conteúdo?

O atestado é o documento odonto-legal mais produzido pelo Cirurgião-Dentista. Está constituído pelos seguintes elementos: o profissional competente para atestar, o paciente, ambos devidamente identificados, o fato odontológico e as conseqüências desse fato, sendo redigido, geralmente, no bloco de receituário.

Para que serve a ficha clínica?

Ficha clínica É o documento mais completo sobre o tratamento e que possui os seguintes itens: Identificação do profissional, identificação do paciente, anamnese, exame clínico, plano de tratamento, evolução e intercorrências do tratamento.

Qual a importância da assinatura do paciente ou responsável legal na ficha de evolução?

Conclusão: o registro detalhado dos procedimentos executados juntamente com a assinatura do paciente/responsável é a conduta que melhor respalda o profissional de forma administrativa e legal.

Qual a importância do preenchimento correto do prontuário?

O prontuário é um suporte essencial para a prestação de cuidados de saúde, sendo protegido pelo sigilo médico. Quando preenchido de maneira completa e correta, esse documento simplifica a identificação de doenças, riscos no tratamento e a escolha da abordagem mais adequada a cada paciente.

LEIA TAMBÉM:   Porque Halloween e celebrado?

Como passar no dentista pelo SUS?

Marcar dentista pelo SUS. Para participar, é preciso primeiramente verificar se há atendimento odontológico gratuito em seu município, indo até um posto de saúde ou uma unidade de atendimento mais próxima a sua residência com o Cartão SUS e solicitar informações.