Para que serve o musgo nas orquideas?

Para que serve o musgo nas orquídeas?

Principalmente quando o assunto é o cultivo de plantas carnívoras ou orquídeas. Estamos falando do musgo esfagno. A principal função do esfagno como substrato é fornecer água e nutrientes, permitindo as trocas gasosas da planta, proporcionando também o apoio para melhor crescimento das espécies.

Qual a diferença entre musgo e esfagno?

Francine, o esfagno é um musgo que nasce espontaneamente em beira de lagos e riachos. A única diferença, além do preço, é que o esfagno-do-chile dura mais do que o nacional, exigindo substituição em uns 4, 5 anos (o nacional estraga em uns 3 anos).

Para que serve o musgo nas plantas?

Pertencente ao grupo das briófitas, o musgo é uma pequena planta que não possui caule ou raízes, razão pela qual ele é facilmente aplicável em vasos e arranjos. Além de servir de ornamento, ele ainda ajuda a manter a umidade da terra, diminuindo a quantidade de regas necessárias.

LEIA TAMBÉM:   O que dar de comer para um coelho filhote?

O que pode substituir o esfagno?

Existem inúmeros substratos que podem ser utilizados para aclimatização de orquídeas, como: a casca de pínus, fibra de coco, pó de coco, fibra de piaçava, casca de ar- roz carbonizada, vermiculita, carvão, isopor entre outros.

Pode usar musgo na orquídea?

O musgo esfagno pertence a família Sphagnaceae e é amplamente utilizado na jardinagem, principalmente no cultivo de plantas carnívoras ou orquídeas. Ele é conhecido por ser um substrato muito eficiente, que fornece água e nutrientes.

Para que serve esfagno?

Qual o melhor esfagno para Orquidea?

Esfagno Musgo – Suas plantas no ambiente ideal Um grande aliado das plantas carnívoras e orquídeas, o esfagno é um musgo utilizado como substrato, ideal para o cultivo de plantas pois ajudam a manter a umidade necessária da raiz, possibilitando o melhor desenvolvimento da planta.

Qual planta gosta de musgo?

Musgo em vasos de orquídeas Outra tendência na decoração com vasos de plantas são a aplicação de musgos nos vasos de orquídeas. As orquídeas são espécies de flores que se dão muito bem com musgos, especialmente porque eles ajudam a planta a se manter úmida sem a necessidade de receber tanta água.

LEIA TAMBÉM:   Quantas medalhas de ouro futebol de 5 do Brasil ja ganhou?

O que pode substituir o musgo na orquídea?

Casca de pinus: – É o substrato mais usado; – Mistura-se normalmente com outro para melhor aeração; – Ele ajuda a manter umidade e adubação por um período de tempo; – Precisa se deixado de molho e ir trocando sua água, até que fique cristalina, antes de utilizar.

Como é feito o esfagno?

O esfagno é na realidade um musgo colhido e seco, que no Brasil é na sua maioria importado do Chile. Uma das principais características desse substrato é a grande retenção de água e nutrientes, gerando a liberação gradual à orquídea, o que é extremamente desejável.