Para que serve o fusivel no circuito eletrico?

Para que serve o fusível no circuito elétrico?

O fusível é um dispositivo de segurança de um circuito elétrico, que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, evitando assim um curto-circuito.

Como funciona fusível de vidro?

O fusível de vidro é descrito como um cilindro vazio, exceto pela existência do elo fusível. Eles são empregados na proteção contra sobrecorrentes e curtos-circuitos em circuitos eletrônicos, filtros de linha, estabilizadores de tensão, no-breaks e porta fusíveis veiculares.

O que substitui o fusível?

Disjuntor, o que é? Também vamos falar do disjuntor, que também é um dispositivo de proteção assim como os fusíveis. O disjuntor basicamente é um interruptor, que desarma automaticamente quando identifica um curto-circuito ou sobrecarga. O disjuntor é projetado para suportar uma determinada corrente elétrica!

O que é fusível tipo D?

Fusível tipo D: Os fusíveis D são utilizados na proteção de curto-circuito em instalações elétricas, são bastante seguros, permitindo o seu manuseio sem riscos de choque.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre miosite e polimiosite?

Como um fusível funciona?

O fusível nada mais é do que um elo de ligação por onde passa a corrente. O funcionamento é bem simples, quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite daquele fusível, esta liga esquenta bem e se funde, causando a interrupção da passagem da corrente.

O que é um fusível Diazed?

Os Fusíveis tipo DIAZED e Bases JNG são aplicados para proteção com elevado nível de capacidade de interrupção de circuitos de distribuição, iluminação, motores e transformadores para uso principalmente industrial.

Como identificar fusível de vidro?

Use um multímetro para testar fusíveis sem sinais de estarem queimados.

  1. Os fusíveis de vidro, mais comuns em quadros de distribuição domésticos, possuem terminais com uma rosca, parecidos com as lâmpadas normais.
  2. Caso a resistência medida pelo multímetro seja de 0 a 5 Ω (ohms), ele estará normal.

Qual a diferença entre o fusível e disjuntor?

O disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente é maior do que a capacidade do circuito. O fusível queima para conter a sobrecarga ou quando recebe uma corrente muito menor do que a capacidade do circuito. E depois precisa ser substituído.

LEIA TAMBÉM:   E motivo para separacao?

Quais as partes que compõem um fusível do tipo D?

Os elementos que compõem o sistema de fusível tipo D são:

  • Base, com fixação rápida ou por parafusos;
  • Anel de proteção – ou alternativamente capa de proteção;
  • Parafuso de ajuste;
  • Fusível;
  • Tampa.

Como funciona o fusível NH?

Os fusíveis NH são aplicados na proteção de sobrecorrentes de curto-circuito em instalações elétricas industriais. Possui categoria de utilização gL/gG, seis tamanhos diferentes e atendem as correntes nominais de 6 a 1250A. Limitadores de corrente, possuem elevada capacidade de interrupção de 120kA em até 690VCA.