Para que serve o exame indice de saturacao da transferrina?

Para que serve o exame índice de saturação da transferrina?

A dosagem de transferrina normalmente é solicitada pelo médico para fazer o diagnóstico diferencial das anemias microcíticas, que são aquelas caracterizadas pela presença de hemácias menores do que o normal. Dessa forma, além da transferrina, o médico solicita a dosagem de ferro sérico e da ferritina.

Qual é a função da transferrina?

Chamado também de Índice de Saturação da Transferrina, o exame de transferrina estuda a transferrina, uma proteína produzida pelo fígado, que tem função de transportar o ferro até os diferentes órgãos que o usa como matéria-prima, como a medula óssea, o baço e o fígado, por exemplo.

O que é o índice de saturação da transferrina?

O IST (índice de saturação da transferrina) representa a razão entre o ferro sérico e a capacidade total de ligação do ferro. Valores normais são de 15 a 50\% dos sítios de ligação da transferrina ocupados pelo ferro, dependendo do sexo.

LEIA TAMBÉM:   Qual norma e considerada a Carta Magna?

O que fazer para aumentar a transferrina?

Tomar um copo de suco de laranja ou limão sempre que consumir alimentos ricos em ferro de fonte vegetal; Fazer sucos de frutas com vegetais como por exemplo, o suco de abacaxi com salsinha.

Qual a função da ferritina e da transferrina?

A Transferrina é uma glicoproteína sintetizada principalmente no fígado e é a principal proteína plasmática transportadora de ferro. A Ferritina é uma glicoproteína de alto peso molecular, que armazena 20\% a 25\% do ferro do organismo. Sua concentração sérica correlaciona-se com os estoques de ferro total do organismo.

O que causa a transferrina baixa?

Como é produzida no fígado, a transferrina está baixa quando há doença hepática. Como os níveis de transferrina também diminuem quando não há proteínas suficientes na dieta, o exame pode ser usado para monitorar a nutrição.

O que fazer quando a ferritina está baixa?

Os sintomas de ferritina baixa, geralmente, incluem cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como carne, feijão ou laranja.

LEIA TAMBÉM:   Onde era registrado o juramento de fidelidade?

Qual a função da transferrina e ferritina no metabolismo da hemoglobina?

O ferro é transportado pela transferrina (proteína transportadora de ferro) e pode ser utilizado para consumo celular, ou, se caso não for necessário, é armazenado na ferritina, uma proteína armazenadora de ferro.

O que é saturação de transferrina baixa?

A transferrina é uma proteína que transporta o ferro no sangue. Se ela estiver carregando pouco ferro então dizemos que a sua saturação está baixa. Neste caso, especialmente em pacientes adultos existe também uma anemia pois o ferro é essencial para a fabricação das hemácias ( a parte”vermelha” do sangue.

Quais são os índices de saturação de transferrina?

Entretanto em alguns laboratórios, são considerados normais índices de saturação de transferrina de até 30\% para mulheres e de no máximo 45\% para homens. Certamente um índice de saturação de transferrina menor que o intervalo ideal pode indicar que você tem pouco ferro no organismo. Isso pode ter a ver com as seguintes condições:

Será que a concentração de transferrina no sangue pode ser diminuída?

LEIA TAMBÉM:   Qual percentual se paga pelo aluguel de uma acao?

Desnutrição. Além disso, a concentração de transferrina no sangue também pode estar diminuída na anemia da doença crônica, que é um tipo de anemia que normalmente acontece em pessoas hospitalizadas e que têm doenças infecciosas crônicas, inflamações ou neoplasias. Esta informação foi útil? Formada pela Universidade Federal de Pernambuco em 2017.

Quais são os exames de transferrina?

Os exames transferrina, capacidade total de ligação do ferro, capacidade não saturada de ligação do ferro e saturação da transferrina medem essencialmente a mesma coisa. Eles avaliam a capacidade do sangue de transportar esse metal e estão relacionados com suas reservas.