Para que serve a licenca GNU GPL quais sao as liberdades desta licenca?

Para que serve a licença GNU GPL quais são as liberdades desta licença?

Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Qual a versão mais atual da licença GPL?

versão 3
A Licença Pública Geral GNU (GNU General Public License) é frequentemente chamada abreviadamente de GNU GPL; ela é utilizada pela maioria dos programas GNU, assim como mais da metade de todos os outros programas de software livre. A versão mais recente é a versão 3.

Quais são as diferenças entre as licenças GPL e LGPL?

A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite também a associação com programas que não estejam sob as licenças GPL ou LGPL, incluindo Software proprietário. Outra diferença significativa é que os trabalhos derivados, que não estão sob a LGPL, devem estar disponíveis em bibliotecas.

LEIA TAMBÉM:   O que e um namorado perfeito?

Qual a diferença entre as licenças GPL e LGPL?

A GPL é a licença para software livre com maior utilização. A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite também a associação com programas que não estejam sob as licenças GPL ou LGPL, incluindo software proprietário.

Quais são as licenças do Linux?

Em resposta aos ataques da Microsoft à GPL, muitos desenvolvedores e defensores de Softwares Livres fizeram uma proclamação conjunta a favor da licença. Contudo, em julho de 2009, a própria Microsoft incluiu um bloco de aproximadamente 20.000 linhas, sob licença GPL, ao conjunto de drivers do Linux.

Por que a GPLv3 não é uma nova licença?

Mas mesmo com todas essas mudanças, a GPLv3 não é uma nova licença radical; em vez disso, é uma evolução da versão anterior. Embora muito do texto tenha mudado, muito disso simplesmente esclarece o que a GPLv2 disse.

Qual a versão final do Linux?

Essa nova versão, foi chamada de GPLv3 e o primeiro esboço foi publicado em 16 de maio de 2006, sendo a versão final lançada em 29 de Junho de 2007 . Em 2001, Steve Ballmer, da Microsoft, se referiu ao Linux como “um cancro que se junta à propriedade intelectual e contamina tudo em que toca”.