Para que serve a cobranca de pedagio?

Para que serve a cobrança de pedágio?

Além de ser usado para a manutenção das vias, o dinheiro recolhido nas cabines de pedágios serve para oferecer segurança aos motoristas (guinchos, primeiros socorros e telefones para ligações de emergência). Como as concessionárias são privadas, esse dinheiro também faz parte do lucro dessas empresas.

Como consultar valores de pedágio?

Em São Paulo você pode acessar o site do Departamento de Estradas de Rodagem do estado, o qual indica em qual rodovia está o pedágio, além de valores e sentido. A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) disponibiliza uma lista com todas as tarifas de pedágio dentro do território estadual.

Qual a natureza jurídica do pedágio?

PEDÁGIO possui natureza jurídica de TARIFA (preço público). Pedágio NÃO é taxa. Pedágio é um valor pago pelo condutor do veículo para que ele tenha direito de trafegar por uma determinada via de transporte terrestre, como uma estrada, uma ponte, um túnel etc.

LEIA TAMBÉM:   Qual a moeda do ano de 1994?

Qual a proposta de cobrança de pedágio?

Em consonância com a proposta, a Confederação Nacional de Transportes (CNT) publicou o texto “Novas tecnologias de pagamento de pedágio”, no qual defende o modelo de cobrança de pedágio proporcional aquilo que é utilizado/trafegado.

Como o pagamento do pedágio pode ser feito?

O aumento da concorrência tem feito as operadoras diversificarem seus serviços, oferecendo mais vantagens aos seus clientes. Não apenas o pagamento do pedágio pode ser feito pelo tag de leitura automática, mas estacionamentos, postos de combustíveis e até uma lanchonete podem ter seus valores debitados na fatura do mês.

Qual o tributo que incide sobre o pedágio?

No caso do governo federal, os tributos e contribuições que incidem sobre o pedágio são o Imposto de Renda, PIS, Cofins e INSS. Já a fatia que vai para o governo estadual é destinada para a fiscalização.

Qual o reajuste da tarifa de pedágio?

Reajuste da Tarifa de Pedágio, que ocorre anualmente de forma a incorporar a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA e tem por objetivo mitigar as perdas inflacionárias do período.