Para que serve a caucao na acao de despejo?

Para que serve a caução na ação de despejo?

Art. 59. Com as modificações constantes deste capítulo, as ações de despejo terão o rito ordinário. A exigência de caução visa assegurar que o locatário não seja despejado de forma injusta ou, caso seja, possa ser compensado por tamanho transtorno.

Qual a função do caução?

Ao alugar um imóvel, o inquilino deve fornecer garantias para o proprietário, caso ocorra algum contratempo com o pagamento. O “caução aluguel” ou “depósito caução” é uma dessas seguranças locatícias. Nessa modalidade, o dono pode exigir até três aluguéis depositados antecipadamente.

Quais são as ações de despejo?

Ação de despejo por falta de pagamento; Ação de despejo por descumprimento contratual; Ação de despejo por denúncia vazia; Despejo motivado; Despejo compulsório; Despejo – liminar; Abandono do imóvel; Prazo para desocupação; Prazo nas férias; Caução para despejar e Recursos. São vários os tipos de Ações de Despejo.

LEIA TAMBÉM:   Como pegar Declaracao do Imposto de Renda online?

Quando é que se paga a caução?

O código civil não permite o pagamento adiantado correspondente a mais do que 3 meses de renda. Quando é que se paga a caução? O inquilino pagará a caução no momento de assinar o contrato de arrendamento, o qual é obrigatório, tendo esta que constar entre as cláusulas do contrato de arrendamento assinado pelo proprietário e pelo inquilino.

Qual a finalidade da caução?

A caução destina-se assim a cobrir gastos inesperados, como limpezas, água, luz e reparação de danos. As condições da caução são estabelecidas no contrato de arrendamento. A caução será restituída ao inquilino na altura da entrega do imóvel, caso tudo se apresente em conformidade com o combinado.

Como funciona o valor da caução?

Como funciona? O valor da caução é definido por negociação entre ambas as partes e as suas condições são estabelecidas no contrato de arrendamento.

Qual o prazo para devolver a caução?

No final do contrato, o proprietário dispõe de 30 dias para devolver a caução, se estiver tudo em ordem com o imóvel. Assim, durante este período, deverá rever o imóvel e comprovar que está tudo dentro da normalidade. O senhorio pode reter a caução na totalidade? A resposta é não.