Para que se poda?

Razões mais comuns para a poda são a retirada de galhos mortos, a melhoria da forma da copa e a redução de riscos. As árvores podem também ser podadas para aumentar a penetração de luz e ar no interior de sua copa ou no ambiente logo abaixo dela.

Qual a causa da doença e morte das árvores?

Existem indutores abióticos e bióticos (não vivos e vivos). As doenças bióticas são ainda agrupadas de acordo com o tipo de patógeno (bactérias, fungos, vírus, fitoplasmas, nemátodos, etc.). Aqui deve ser notado que na maioria dos casos os agentes patogénicos são parasitas.

O que é que a árvore morre?

Plantas concorrentes pelo espaço, luz ou umidade, que sufocam as mais fracas. Ação de raios que atingem as mais altas, ou incêndios provocados pelos mesmos. Erosão ou inundação naturais. Ação de insetos ou pragas que atuam como vetor de seleção natural, eliminando as mais fracas.

Como e quando a poda é importante?

A poda para remover partes danificadas, mortas ou doentes pode ser feita em qualquer época do ano. A maioria das árvores e arbustos, especialmente aqueles que florescem no novo crescimento da estação atual, devem ser podados no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo crescimento.

LEIA TAMBÉM:   Pode assinar escritura fora do cartorio?

Como eliminar parasitas de árvores?

Segundo ele, a melhor forma de combater o parasita é atuar assim que a erva-de-passarinho se instala. “O ideal é retirar quando ela está bem jovem, porque, depois que infestou, ou faz uma poda drástica, ou corta a árvore. Não tem muito o que fazer”, lamenta.

Porque uma árvore seca?

O estresse hídrico cria êmbolos de gás (embolia) aprisionados no sistema de transporte de água, o que reduz a capacidade das plantas de fornecer água às folhas para as trocas gasosas fotossintéticas e pode resultar em seca e morte dos indivíduos sujeitos a essas falhas.

Como saber se a árvore está morta?

“Para ter certeza, você pode escolher um dos ramos e fazer um corte nele. Verifique se, dentro, ele está verde ou não. Se estiver verde, soltando um ‘liquidozinho’, aquele ramo ainda está vivo. Se estiver seco, marronzinho, cor de madeira, já morreu”, ensina Eliana.