Para qual tipo de pessoa a flexibilidade se torna mais necessaria?

Para qual tipo de pessoa a flexibilidade se torna mais necessária?

Quanto mais velha é a pessoa, menor será sua flexibilidade e geralmente as mulheres são mais flexíveis que os homens. Pesquisam apontam que a flexibilidade é semelhante entre meninos e meninas quando crianças, desta fase em diante as mulheres tornam-se mais flexíveis que os homens.

Como os músculos se alongam?

Um indivíduo que toca a palma da mão no chão, com as pernas esticadas, se ficar parado por quatro semanas pode passar a tocar apenas a pontinha dos dedos, caso não alongue a parte posterior da coxa. Os músculos são capazes de se alongar até a metade do tamanho, ou seja, ficar uma vez e meia mais compridos que o normal.

O que é encurtamento muscular qual tipo de exercício é indicado para resolver este problema e evitar o risco de lesões?

Exercícios de alongamento são fundamentais para a prevenção e o tratamento de encurtamento muscular(13). Músculos mantidos habitualmente na posição encurtada tendem a perder elasticidade, mostrando-se fortes somente aos testes na posição encurtada, porém fracos quando estão alongados.

LEIA TAMBÉM:   Porque Michael Jackson fez um clipe no Brasil?

Quais são os quatro fatores que influenciam na flexibilidade?

Os fatores endógenos influenciadores dos graus de flexibilidade são: idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, e os exógenos são a temperatura ambiente e a hora do dia (Blanke D.

Quais os 6 fatores que interferem na flexibilidade?

O que influencia a nossa flexibilidade?

Vários fatores como idade, sexo, estrutura articular, ligamentos, tendões, músculos, pele, lesões, tecido adiposo, temperatura corporal e temperatura ambiente podem influenciar a flexibilidade e, consequentemente, a amplitude dos movimentos. Quando o músculo alonga, o tecido conjuntivo adjacente fica mais tenso.

O que o encurtamento muscular pode causar?

Músculos alongados previnem lesões e mantêm a mobilidade. O encurtamento muscular, em contrapartida, gera perda de elasticidade e desvios posturais, condições que sobrecarregam articulações e coluna. Seja por sedentarismo ou herança genética, o encurtamento pode ser tratado com fisioterapia.