Para quais problemas de saude a talidomida pode ser utilizada?

Para quais problemas de saúde a talidomida pode ser utilizada?

A talidomida é um remédio que age regulando o sistema imunológico e diminuindo a inflamação, sendo indicado exclusivamente para o tratamento da hanseníase, também conhecida como lepra, lúpus eritematoso e mieloma múltiplo.

Quantas pessoas foram afetadas no Brasil pelo uso da talidomida?

Isso atinge quase uma centena de pessoas afetadas pela talidomida no Brasil — todas elas sofreram os efeitos causados pela ingestão, por suas mães, de formas comerciais que só existiam no Brasil.

Porque a talidomida foi retirada do mercado?

A Chemie Grünenthal retirou a droga do mercado por meio da sua distribuidora DBCL em dezembro de 1961, após a divulgação das pesquisas que relacionavam a talidomida com malformações em bebês. A distribuidora Merrel Company a retirou em março de 1962 (Oliveira, Bermudez, Souza, 1999).

LEIA TAMBÉM:   De quem e o projeto de venda de terras para estrangeiros?

Quando foi usada a talidomida?

A tragédia da talidomida, no final dos anos 1950, foi um divisor de águas na regulação de medicamentos. Ela foi descoberta na Alemanha em 1953 para ser agregada a antibióticos, mas foi reconhecida mundialmente após 1957 como sedativo e hipnótico.

Quando a talidomida foi proibida no Brasil?

Desenvolvida em 1957 pelo laboratório alemão Chemie-Grünenthal, a talidomida foi proibida em 1961 em todo o mundo. Entretanto, segundo Rosângela Nascimento, presidente da Associação Brasileira das Vítimas da Talidomida, o Brasil voltou a produzir o medicamento em 1965, “para tratar hanseníase (a lepra)”.

O que causou a talidomida no Brasil?

A talidomida foi introduzida, no final dos anos 1950, como um sedativo. A droga era dada às mulheres grávidas para combater os sintomas do enjoo matinal.

O que causou a talidomida?

A polêmica droga é distribuída na rede pública para tratar pessoas com hanseníase – doença antigamente chamada de lepra, causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae, que ataca nervos periféricos e a pele.

Porque a talidomida foi fortemente retirada de circulação somente em 1964 no Brasil?

No início de 1960 já havia notícias de que a talidomida poderia causar neuropatias (doenças do sistema nervoso) e defeitos genéticos em fetos. Essa deformação genética é chamada de teratogênese. A talidomida foi, então, retirada do mercado mundial em 1961.