Onde lancar pensao alimenticia recebida na declaracao 2020?

Onde lançar pensão alimentícia recebida na declaração 2020?

Se o valor recebido de pensão alimentícia é menor ou igual a R$ 1.903,98 por mês, não há necessidade de preencher o carnê-leão. Bastar informar os valores recebidos diretamente na declaração de Imposto de Renda. A pensão deve ser informada na ficha de “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior”.

Como declarar pagamento de pensão alimentícia no Imposto de Renda 2021?

Como declarar o pagamento com alimentando? Esta declaração deve ser feita na ficha “Pagamentos Efetuados”. Os tipos de pensão alimentícia estão determinados sob os códigos 30, 31, 33 e 34.

Como declarar a pensão alimentícia no Imposto de Renda?

O contribuinte deve informar o valor pago através de acordo informal na aba “Doações Efetuadas”. Nesta seção, devem ser descritos os valores extras, pagos ao alimentando fora a decisão judicial ou, em caso de acordos informais, qualquer gasto com o beneficiário, além do valor da pensão.

Quem paga pensão alimentícia tem desconto no Imposto de Renda?

Dúvidas sobre Pensão Alimentícia: Sim, é tributável e deve ser lançada em Rendimentos Tributáveis Recebidos por Pessoa Física. b). A Pensão Alimentícia para quem paga é dedutível da base de cálculo do IRPF? Sim, inclusive, auxilia a Receita Federal alimentando o sistema de cruzamento de dados.

LEIA TAMBÉM:   O que e DAC Multivascular?

Como declarar 13o recebido de pensão alimentícia?

Quem recebe pensão alimentícia O responsável pela pensão alimentícia também deve declarar o valor recebido, que inclusive é tributável. Para isso, no programa da Receita, acesse a aba “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física” e lance os valores mês a mês, na coluna “Pensão Alimentícia”.

Como calcular o desconto da pensão alimentícia na folha de pagamento?

Equações utilizadas para o cálculo:

  1. PENSÃO = (BRUTO – INSS – IRRF) * PercPensao.
  2. IRRF = (BRUTO – INSS – DEPENDENTE – PENSÃO) * AliquotaIRRF – Dedução. Substituindo os valores temos:
  3. PENSÃO = {BRUTO – INSS – [(BRUTO – INSS – DEPENDENTE – PENSÃO) * AliquotaIRRF – Dedução]} * PercPensao.

Como descontar pensão no Imposto de Renda?

A pensão alimentícia paga ao seu filho pode ser deduzida do imposto de renda 2021. Para isso, o valor precisa ter sido definido por decisão judicial ou em um acordo realizado por escritura pública. Somente é possível declarar seu filho como dependente até o ano da detenção da guarda.

Quem recebe pensão alimentícia tem direito a décimo terceiro salário?

Muitas pessoas tem dúvidas se a pensão paga aos filhos deve incidir também sobre o décimo terceiro salário e férias. O Superior Tribunal de Justiça já decidiu que a pensão alimentícia incide sobre o terço constitucional de férias e décimo terceiro, o que deu ensejo a formalização do tema.

Onde declarar a pensão de alimentos no IRS?

Onde declarar a pensão de alimentos no IRS? E qual o montante que quem a paga pode deduzir? Esclareça estas e outras dúvidas neste artigo. A pensão de alimentos tem implicações no IRS tanto para o progenitor que a recebe, que tem de a declarar como um rendimento, quanto para o progenitor que a paga, que pode abater esta despesa à sua coleta.

Como deduzir as importâncias pagas a título de pensão alimentícia?

A pessoa física, para efeito de determinação da base de cálculo mensal do Imposto de Renda, poderá deduzir as importâncias pagas a título de pensão alimentícia em face das normas do Direito de Família, quando em cumprimento de decisão judicial ou acordo homologado judicialmente, inclusive a prestação de alimentos provisionais,

LEIA TAMBÉM:   Como acabar com as convulsões?

Quais são as implicações da pensão de alimentos?

A pensão de alimentos tem implicações no IRS tanto para o progenitor que a recebe, que tem de a declarar como um rendimento, quanto para o progenitor que a paga, que pode abater esta despesa à sua coleta. No momento de entregar a declaração de IRS, os quadros e anexos a preencher são por isso distintos.

Qual a dedução do imposto de renda?

O RIR – Regulamento de Imposto de Renda, permite que os contribuintes deduzam do saldo de imposto a pagar, os valores pagos a título de pensão alimentícia. A dedução é de 100\% neste caso.

Como lançar pagamento de pensão alimentícia no IR 2021?

Como preencher Carnê-Leão 2021 pensão alimentícia?

A partir de 2021, o Carnê-Leão passou a ser disponibilizado em ambiente web, através do Centro Virtual de Atendimento, o portal e-CAC, também disponível pelo site da Receita Federal. Dentro do portal, basta acessar a aba “Meu Imposto de Renda”, seguido por “Declarações” e “Acessar Carnê-Leão”.

Qual a dedução da pensão alimentícia?

A pensão alimentícia é uma despesa dedutível na declaração de imposto de renda 2019. Por isso, pode ser deduzida da sua declaração de ajuste anual. Vale ressaltar, porém, que para ter direito a essa dedução, é preciso que exista uma ordem judicial de obrigatoriedade no pagamento da pensão.

Como receber a pensão alimentícia?

No caso de quem recebe a pensão alimentícia, é obrigatório que informe o valor na declaração de ajuste anual. De acordo com o documento “ Perguntas e Respostas ” disponibilizado pela Receita: O rendimento recebido a título de pensão está sujeito ao recolhimento mensal (carnê-leão) e à tributação na Declaração de Ajuste Anual.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se nao pagar a anuidade do CRP?

Como declarar a pensão alimentícia recebida?

Assim, o lançamento do valor da pensão deve ser informado mensalmente através do carnê-leão e anualmente na ficha de “ Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física ” ou “ Pagamentos Efetuados “, conforme cada caso, como explicaremos adiante. Como declarar pensão alimentícia recebida?

Como informar as despesas com pensão alimentícia?

Além do que, informar as despesas com pensão alimentícia na DIRPF, diminui a base de cálculo do imposto de renda, o que, por sua vez, é benéfico ao bolso do contribuinte. Vale ressaltar também: não só o pagamento da pensão deve ser declarada, como também o recebimento dela.

Como informar recebimento de pensão alimentícia na declaração de Imposto de Renda?

O recebimento deve ser informado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física” e, caso o beneficiário possua o Carnê-Leão, é preciso apenas importar as informações do programa para o sistema de declaração do Imposto de Renda.

Como declarar despesas com dependentes?

Você preenche sua declaração só com você [sem os dados do filho] e suas despesas e anota o valor a pagar ou a restituir. Depois, inclui o menor como seu dependente e todas as despesas que teve com ele. E aí compara o valor a restituir ou a pagar com ele na declaração com o ensaio que você fez antes.

Como declarar recebimento de pensão alimentícia sobre 13o salário?

Desta forma, o valor da pensão alimentícia incidente sobre o 13º salário constitui dedução apenas para o cálculo da tributação exclusiva na fonte do 13 º salário. Sendo assim, na ficha “Pagamentos Efetuados”, informe esse valor no campo “Parcela não dedutível”.

Como é feito o pedido de pensão alimentícia?

O pedido de pensão alimentícia deve ser feito pelo requerente assistido por um advogado ou Defensor Público (nos casos onde o requerente é hipossuficiente financeiramente), que entra com uma ação de alimentos contra o alimentante.

Será que o nascituro deve receber pensão alimentícia?

Durante a gravidez, o nascituro, (a criança que ainda não nasceu) tem o direito de receber pensão alimentícia do pai. Sim, em caso de necessidade não é obrigatório esperar a criança nascer!

Quando a pensão alimentícia é devida ao filho?

1) QUANDO A PENSÃO ALIMENTÍCIA É DEVIDA AO FILHO? A pensão alimentícia será devida ao filho menor (aquele com idade inferior a 18 anos) ou maior absolutamente incapaz (que não é apto para praticar os atos da vida civil).

Quando a pensão alimentícia cessa quando o filho atinge 18 anos?

Via de regra, a pensão alimentícia cessa quando o filho atinge 18 anos, tornando-se apto para prática dos atos da vida civil. Contudo, essa regra tem exceções.