Onde lancar pagamento de pensao alimenticia no IRPF 2019?

Onde lançar pagamento de pensão alimentícia no IRPF 2019?

Se o valor recebido de pensão alimentícia é menor ou igual a R$ 1.903,98 por mês, não há necessidade de preencher o carnê-leão. Bastar informar os valores recebidos diretamente na declaração de Imposto de Renda. A pensão deve ser informada na ficha de “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior”.

O que é parcela não dedutível pensão alimentícia?

Quem paga pensão alimentícia não pode deduzir gastos com saúde e educação dos alimentandos. Isso só é possível se, em decisão judicial, estiver determinado que o contribuinte também será o responsável por arcar com essas despesas.

LEIA TAMBÉM:   Quando pagar a vista?

Como declarar pagamento de pensão alimentícia no Imposto de Renda?

Como declarar o pagamento com alimentando? Esta declaração deve ser feita na ficha “Pagamentos Efetuados”. Os tipos de pensão alimentícia estão determinados sob os códigos 30, 31, 33 e 34.

Como declarar pagamento de pensão alimentícia no Imposto de Renda 2020?

Informe o valor total das pensões pagas em 2020 na ficha “Pagamentos Efetuados”, nos códigos “30 — Pensão alimentícia judicial paga a residente no Brasil” ou “33 — Pensão alimentícia —separação/divórcio por escritura pública paga a residente no Brasil”, dependendo da forma como foi feito o acordo de separação.

Como declarar pensão alimentícia não descontada em folha de pagamento?

Para aqueles que pagam a pensão de maneira liberal, isso é, sem comprovação ou determinação judicial, o valor pago ao beneficiário não pode ser deduzido do IR, porém, ainda assim, deve ser informado ao fisco. O contribuinte deve informar o valor pago através de acordo informal na aba “Doações Efetuadas”.

LEIA TAMBÉM:   Como funcionam os institutos federais?

O que é dependente e alimentado?

Se o pai paga pensão para o filho, ele entra na sua declaração como alimentando. Se o mesmo filho consta da declaração da mãe, nesse caso o filho entra como dependente da mãe.

Onde declarar a pensão de alimentos no IRS?

Onde declarar a pensão de alimentos no IRS? E qual o montante que quem a paga pode deduzir? Esclareça estas e outras dúvidas neste artigo. A pensão de alimentos tem implicações no IRS tanto para o progenitor que a recebe, que tem de a declarar como um rendimento, quanto para o progenitor que a paga, que pode abater esta despesa à sua coleta.

Qual o código da pensão alimentícia no IRS?

Já a pensão de alimentos recebida declara-se no IRS no quadro 4A do anexo A. O código destes rendimentos é o 405. Saiba mais sobre as despesas com pensão alimentícia no IRS e sobre o englobamento de pensão de alimentos no IRS.

Quando é obrigatório o pagamento da pensão de alimentos?

A lei prevê que o pagamento de pensão de alimentos seja obrigatório até a criança completar 18 anos. Depois dessa idade e até aos 25 anos, o pagamento da pensão de alimentos só é obrigatório se o seu filho ainda estudar (formação académica ou profissional) e viver financeiramente dependente do outro progenitor.

LEIA TAMBÉM:   Como e realizado o trabalho colaborativo?

Posso deduzir a pensão alimentícia?

Não. A Receita Federal aceita a dedução de pensão alimentícia apenas quando há uma decisão judicial ou documento assinado em cartório determinando o pagamento. Se você está pagando a pensão por iniciativa própria, o valor não pode ser deduzido. 4) Existe limite para deduzir pensão no IR?