Onde fica o processo Condilar da mandibula?

Onde fica o processo Condilar da mandíbula?

Côndilo da Mandíbula. O processo condilar, é formado por um estreitamento (colo) e uma saliência (côndilo). Localizado superiormente ao ramo da mandíbula, e posteriormente ao processo coronoíde. Delimita a região posterior da Incisura da Mandíbula.

Como acontece o processo de formação do processo Coronoide?

O processo coronoide é o processo posterior, no qual se insere o músculo temporal. O processo condilar é a parte que apresenta um colo a partir do qual se origina a cabeça da mandíbula. Esta se articula com a fossa mandibular no osso temporal, formando a Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM).

Quais são as partes que compõem a mandíbula?

Fazem parte da mandíbula:

  • Alvéolo dentário.
  • Ângulo da mandíbula.
  • Canal da mandíbula.
  • Canal de Serres.
  • Côndilo.
  • Corpo da mandíbula.
  • Forame da mandíbula.
  • Forame mentual.
LEIA TAMBÉM:   Quais alimentos foram levados da America para a Europa?

Onde fica o processo Coronoide?

O Processo coronoide é uma eminência triangular achatada do osso mandibular, em cujas margens se insere o feixe superficial do tendão do músculo temporal.

O que é côndilo da mandíbula?

Morfologia. Articulação temporomandibular. Além da função articular, o côndilo mandibular (ou cabeça da mandíbula) atua como um local de crescimento adaptativo até mesmo sob carga funcional suportada por sua cartilagem8.

Onde se localiza o côndilo?

Côndilo occipital , Anat : saliência óssea presente na parte posterior do crânio, articulada com a primeira vértebra.

Para que serve o processo Coronoide?

Processo (apófise) coronoide Apesar de não ser diretamente uma parte da articulação temporomandibular ele ainda auxilia as várias funções mandibulares, como a abertura e fechamento da boca, devido à sua proximidade com a ATM, e seu envolvimento com as estruturas adjacentes.

Qual é a classificação da mandíbula?

Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de proteção, como os ossos do crânio (frontal, parietal e occipital) que protegem o encéfalo e outros. Exemplos marcantes são as vértebras, mandíbula e o osso temporal.

LEIA TAMBÉM:   O que aconteceu com o cavalo nas Olimpiadas?

Onde se localiza o processo Estiloide da ulna?

O processo estilóide do rádio é facilmente identificado na face lateral da extremidade distal, enquanto na face medial nota-se a presença da incisura ulnar que recebe a cabeça da ulna. O processo estilóide do rádio é palpável ao nível do punho, lateralmente.

Em que parte do corpo fica a clavícula?

tórax
A clavícula é um osso em formato de “S”, que fica localizado na parte superior do tórax e é responsável por fazer a ligação entre o tronco, ficando conectada a um osso chamado esterno, e os braços, conectando-se também ao ombro.