Onde é aplicado o PIB?

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, que, em linhas gerais, é um indicador econômico bastante utilizado na Macroeconomia (ramo das Ciências Econômicas) que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado período (podendo ser um ano ou um trimestre).

Qual a finalidade do PIB?

O Produto Interno Bruto mede a atividade econômica de um país e funciona como se fosse um termômetro da economia. Ou seja: quanto maior o PIB de um país, maior sua atividade econômica. O mesmo vale para o contrário: quando um PIB é negativo, ele indica que a atividade econômica daquele país está encolhendo.

Como são produzidos os bens e Serviços Económicos?

Têm de ser produzidos e, como tal, têm por base recursos produtivos finitos (que podem ser naturais, humanos e de capital). Por isso, quando pensamos em bens e serviços económicos, associamo-los a um valor monetário, que tem em conta todos os recursos usados na sua produção.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo leva pro umbigo fechar?

Qual é a produção de bens?

A produção de bens e a prestação de serviços servem para satisfazer necessidades de indivíduos e da comunidade. Contudo, há que ter em atenção que certos serviços podem incluir bens. É o caso dos serviços prestados pelos restaurantes. Quando vamos a um restaurante, recebemos uma refeição (um bem, palpável).

Quais são os bens de consumo?

Os bens de consumo referem-se a bens destinados ao consumidor final, satisfazendo as suas necessidades (comida, roupa, etc.). Os bens de produção, por sua vez, são aproveitados como recursos para produzir outros bens (tintas para produzir um quadro ou farinha para produzir pão, por exemplo).

Posso dividir os bens de produção em serviços?

Podemos dividir os bens de produção em bens de equipamento (máquinas e ferramentas), matérias-primas (incorporadas no produto final) ou matérias subsidiárias (usadas na produção, mas não incorporadas no produto final, como a energia elétrica). O que são serviços?