Índice
- 1 O que é um Plano de Resposta a Incidente?
- 2 Como se desenvolve um projecto de investigação?
- 3 Quais as partes afetadas durante o incidente?
- 4 Qual o prazo para reportar incidentes de segurança?
- 5 O que é resposta ao risco?
- 6 Quais são os riscos de um plano de ação?
- 7 Como o plano de ação pode ser utilizado?
O que é um Plano de Resposta a Incidente?
Um plano de resposta a incidentes é um programa estruturado e elaborado para ajudar a identificar, gerenciar e enfrentar incidentes cibernéticos. A criação de um plano de resposta é essencial para empresas, independentemente do tamanho, para que estejam preparadas caso algo aconteça.
Como planejar uma investigação?
O planejamento da investigação já começou de fato no processo anterior, quando a ferramenta de análise das causas foi selecionada. Dando sequência ao processo de planejamento, a primeira ação é analisar as evidências coletadas na etapa de ações imediatas, quando se formará uma ideia do que ocorreu.
Como se desenvolve um projecto de investigação?
O primeiro passo consiste em expor o problema, com a formulação do fenómeno a investigar. Na etapa seguinte, é necessário estabelecer os objectivos, isto é, estipular aquilo que se pretende conhecer por intermédio da investigação.
Quais são os planos de resposta a incidentes?
Os planos de resposta a incidentes (IR) são projetados para testar a capacidade de sua empresa de responder a um incidente de segurança. O objetivo final é lidar com a situação de modo a limitar os danos ao negócio, reduzindo o tempo e os custos de recuperação.
Quais as partes afetadas durante o incidente?
Entretanto as partes afetadas durante o incidente ainda não são disponibilizadas, como acesso a servidores que possam ter sido invadidos, contas etc. Após a execução de ambas fases de contenção, inicia-se a fase de erradicação. O procedimento consiste em recuperar todos os dispositivos e sistemas que possam ter sido afetados.
Quais são as categorias de incidentes?
(NIST), que define amplamente as categorias de incidentes como acesso não autorizado, código malicioso, negação de serviço e uso inadequado. Nessa fase é necessário investigar as ações relacionadas à ocorrência para, a partir daí, compreender a extensão do problema, seus impactos e tomar as ações corretivas definitivas.
Qual o prazo para reportar incidentes de segurança?
Na Europa, o GDPR já obriga as empresas a reportarem incidentes de segurança dentro de 72 horas após a sua descoberta. No Brasil, a LGPD também obriga as empresas a prestar contas sobre vazamentos de informações em prazo razoável, que deverá ser esclarecido pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
O que é PGI?
O Plano de Gerenciamento de Incidentes (PGI) é um plano de ação desenvolvido, definido e documentado, para ser utilizado quando ocorrer um incidente, tem como objetivo restaurar a operação normal do serviço o mais rápido possível e garantir, desta forma, os melhores níveis de qualidade e disponibilidade de um serviço/ …
O que é resposta ao risco?
O plano de resposta ao risco é o processo de desenvolvimento de opções e determinação das ações para melhorar oportunidades e reduzir ameaças para os objetivos do projeto. A eficácia do planejamento de resposta determinará diretamente se risco do projeto cresce ou diminui.
Quem o controlador deve informar em caso de incidente de segurança LGPD?
Art. 48. O controlador deverá comunicar à autoridade nacional e ao titular a ocorrência de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares. VI – as medidas que foram ou que serão adotadas para reverter ou mitigar os efeitos do prejuízo.
Quais são os riscos de um plano de ação?
Riscos previstos na execução e o seus respectivos planos de contingência. “O plano de ação precisa servir de base para a administração do tempo , que é o recurso mais escasso e mais valioso de um executivo. Numa organização seja ela órgão de poder público, empresa ou entidade sem fins lucrativos, a perda de tempo é inerente.
Qual a preparação para um incidente?
1. Preparação A preparação aborda como a equipe vai lidar com a ocorrência de um incidente. Isso inclui comunicação externa e interna, bem como documentação de incidentes.
Como o plano de ação pode ser utilizado?
O plano de ação pode ser utilizado por profissionais que querem atingir alguma meta em suas carreiras ou por empresas que precisam investir em soluções mais complexas. Ele possibilita que o executor siga uma sequência de tarefas mais claras e lógicas previamente delimitadas, o que leva à concretização dos objetivos de forma mais rápida e prática.