Onde cresce Pau-brasil?

Saiba mais neste artigo! A árvore Pau-Brasil cujo nome científico é Caesalpinia echinata, é uma espécie nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica, se estendendo desde o litoral do Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro.

Qual o tamanho da Copa do Pau-brasil?

Caesalpinia echinata Lam. Características morfológicas: Árvore mede entre 8 e 12 metros de altura, com copa densa. tronco de 40-70 cm de diâmetro, de casca acinzentada e recoberta de grossos espinhos, que descama em placas irregulares deixando ver a casca interna de coloração avermelhada.

Como cuidar da muda do Pau-brasil?

Acrescente adubo orgânico para garantir os nutrientes necessários à planta. No período de plantio e crescimento regue uma vez ao dia por um mês, mas nunca a encharque. O pau-brasil é uma espécie muito resistente. Tanto é que quando identificar que o pé da Flor-do-Pau-Brasil pegou mesmo, nem precisa mais cuidar da muda.

LEIA TAMBÉM:   Qual o valor de um apto na Italia?

Como essa madeira era explorada que mão de obra era utilizada?

O trabalho de extração do pau-brasil era feito com mão de obra indígena, obtida a partir da prática do escambo, ou seja, da troca de mercadorias e bugigangas europeias pelo trabalho pesado.

Como é o crescimento do Pau-brasil?

Crescimento da planta: VELOCIDADE DE CRESCIMENTO: muito lenta, com IMA de 1,35 m³/ha/ano, em um ciclo de 40 anos pode vir a produzir 54 m³ de madeira por hectare. Aos 10 anos, atingiu a altura média de 4,87 m. Consta ter existido no passado exemplares de até 30 m de altura e diâmetro de 50- 70 cm .

Quanto vale um pau-brasil?

Os produtores pensam nos benefícios ambientais do plantio da árvore, mas também olham para o futuro e visualizam a rentabilidade, já que o metro cúbico do pau-brasil custa R$ 10 mil. Porém, os produtores precisam esperar, já que o pau-brasil é vendido como madeira nobre quando atinge 25 anos.

Quanto tempo leva para o Pau-brasil florir?

Durante o período colonial sua madeira era uma das principais fontes de renda do País. Atualmente o pau-brasil tem sido mais utilizado em projetos paisagísticos, devido à sua beleza plástica. Essa árvore floresce de setembro a outubro, período em que as cores da bandeira do Brasil ficam mais evidentes na sua estampa.