Onde a malaria se instala?

Onde a malária se instala?

O Plasmodium falciparum, causador da forma mais agressiva de malária, é um parasita versátil. No organismo hospedeiro, o protozoário se instala inicialmente nas células da pele e do fígado, onde amadurece e se multiplica, antes de ganhar a corrente sanguínea e invadir os glóbulos vermelhos do sangue (hemácias).

O que causa parasita no sangue?

As diferentes infeções parasitárias em humanos ocorre, por norma, através da picada de um inseto, ácaro, infetado ou a partir da ingestão de um organismo já contaminado. Os sintomas clínicos da malária são o resultado da replicação das fases assexuais dos diferentes parasitas do género Plasmodium, no sangue humano.

O que acontece com as hemácias na malária?

vivax e P. malariae. O mais agressivo é o P. falciparum, que se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo de 2\% a 25\% do total de hemácias (glóbulos vermelhos) e provocando um quadro de anemia grave.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os fundamentos basicos para o aprendizado no Basquete?

Quais são as formas de transmissão da malária?

A transmissão da malária pode ocorrer pela picada do mosquito, por transfusão de sangue contaminado, através da placenta (congênita) para o feto ou por meio de seringas infectadas. Após a picada do mosquito contaminado, os parasitas chegam rapidamente ao fígado, onde se multiplicam de forma intensa e veloz.

Qual célula sanguínea participa do ciclo de vida da malária?

Depois de repetidos ciclos nas hemácias os plasmódios transformam-se em gametócitos que são de dois tipos, os masculinos e os femininos, os quais já não se dividem mais. São esses gametócitos que um anófeles vetor da malária, ingere ao sugar o sangue de pessoa doente.

Quais são as sequelas da malária?

Nos casos mais graves, as crianças podem sofrer convulsões, anemia severa e, se sobreviverem, podem sofrer seqüelas neurológicas a longo prazo, como cegueira ou distúrbio da fala, afetando sua capacidade de se desenvolver e beneficiar da educação. Mulheres grávidas também são particularmente vulneráveis.