O que vem a ser mobilidade sustentavel?

O que vem a ser mobilidade sustentável?

Mobilidade sustentável é um conceito que busca mudança em relação ao transporte tradicional, envolvendo veículos automotivos — principalmente carros de passeio, transportes coletivos, veículos não motorizados — e até caminhadas.

O que você entende sobre mobilidade urbana sustentável?

Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo. Mobilidade urbana sustentável envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos (VLTs), ônibus “limpos”, com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade.

Por que o transporte público é importante?

Além de garantir a mobilidade e ajudar no combate a poluição, o ônibus proporciona muito mais que isso para a sociedade. O transporte público é o único meio reconhecido para retirar o excesso de veículos nas ruas, a principal causa dos congestionamentos e poluição que provocam grandes prejuízos financeiros e humanos.

Qual a prorrogação do serviço de mobilidade?

Contudo, poderá ser objeto de prorrogação caso exista enquadramento legal que o permita. Uma vez cessada a situação de mobilidade pelo regresso do trabalhador à situação jurídico-funcional de origem, fica o mesmo impossibilitado de voltar a ser colocado em mobilidade no mesmo serviço pelo prazo de um ano.

LEIA TAMBÉM:   Como soltar o chakra?

Como se define a mobilidade social?

De acordo com a Enciclopédia Britannica, mobilidade social pode ser definida como o movimento de indivíduos, famílias ou grupos num sistema social hierárquico, geralmente definido pela estratificação social. Existem dois tipos de mobilidade social: a vertical e a horizontal .

Por que a mobilidade está prevista na lei?

A mobilidade encontra-se prevista nos artigos 92.º a 100.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, dos quais se destaca o seguinte:

Quais são os pilares da mobilidade social?

O índice de mobilidade social leva em consideração dez pilares para a sua análise: qualidade e equidade da educação, acesso à educação, proteção social, condições de trabalho, oportunidades de trabalho, distribuição justa de salários, acesso à tecnologia, aprendizado ao longo da vida saúde, instituições inclusivas e saúde.