O que tomamos emprestado de outra cultura?

O que tomamos emprestado de outra cultura?

Apropriação cultural ocorre quando uma pessoa de uma cultura adota moda, iconografia, tendências ou estilos de outra cultura… Mais que isso, é a adoção de elementos de outra cultura, e sua utilização para fins não intencionais pela cultura original ou mesmo ofensivos aos seus costumes.

O que é apropriação cultural é crime?

A apropriação cultural não é considerada um crime, porém existem pessoas que consideram um enorme desrespeito do ponto de vista ético, uma vez que os elementos apropriados só passaram a ser aceitos pela sociedade a partir do momento que foram assimilados pela cultura dominante.

Quando um grupo marginalizado se vê obrigado a incorporar aspectos da cultura dominante para poder sobreviver temos?

5 – Ela também não deve ser confundida com a assimilação cultural, que ocorre quando um grupo marginalizado se vê obrigado a incorporar aspectos da cultura dominante para poder sobreviver; 6 – Daí, por um lado temos quem leve a definição de Apropriação Cultural a ferro e fogo.

LEIA TAMBÉM:   Qual a maior empresa de telefonia do Brasil?

Como saber se é apropriação cultural ou não?

A apropriação cultural ocorre quando uma cultura adota elementos específicos de outra cultura. Estes podem ser ideias, símbolos, artefatos, imagens, sons, objetos, formas ou aspectos comportamentais que, uma vez removidos dos seus contextos culturais originais, podem assumir significados muito divergentes.

Quais são as consequências da apropriação cultural?

Um das consequências mais marcantes da apropriação cultural é a descaracterização de algum elemento de determinada cultura. Quando se retira algo do seu contexto cultural e atribui-lhe outro(s) significado(s), esse elemento perde o seu valor original, esvaziando o seu sentido genuíno.

É considerado assimilação cultural o que ocorre quando um grupo marginalizado se vê obrigado a incorporar aspectos da cultura dominante para poder sobreviver?

A apropriação cultural ocorre quando uma pessoa ou grupo social hegemônico em uma sociedade passa a reproduzir comportamentos, hábitos, vestuários, objetos, linguagens de grupos sociais marginalizados.