O que significa uma trombocitopenia?

O que significa uma trombocitopenia?

Também chamada plaquetopenia, trombocitopenia é o termo utilizado para designar uma doença das plaquetas, células que compõem o sangue, mas em quantidades reduzidas neste caso.

Quais doenças afetam as plaquetas?

Doenças Envolvendo as Plaquetas Sanguíneas

  • Trombocitopenia.
  • Púrpuras.
  • Tratamento:Se a trombocitopenia estiver relacionada com alguma droga, esta deve ser removida imediatamente.
  • Sindrome de Aldrich (Wiskott-Aldrich)
  • Trombocitemia.
  • Doenças Envolvendo Fatores Sanguíneos Específicos.
  • Hemofilia.

Porque em leucemias existem quadros de anemia e trombocitopenia?

A leucemia é um câncer em que a produção anormal de leucócitos (glóbulos brancos) afeta a síntese de outras células sanguíneas, incluindo plaquetas (Merck 2012b). A trombocitopenia pode surgir como resultado da interação complexa da destruição auto-imune de plaquetas e da produção prejudicada de plaquetas.

O que pode causar a diminuição das plaquetas?

As causas de plaquetopenia são: imunológica ( PTI – púrpura trombocitopênica imune), infecções vigentes ( virais, bacterianas), medicamentos, gestação, doença hepática crônica ou hipersplenismo, doenças congênitas das plaquetas ( raras) e doenças medulares que levam a pouca produção de plaquetas ( menos frequentes).

LEIA TAMBÉM:   Quais foram as atividades econômicas mais importantes desenvolvidas no Brasil durante o periodo colonial?

Que fazer caso plaquetas baixas?

Tratamentos para plaquetas baixas

  1. evitar esforços intensos ou esportes de contato;
  2. evitar o consumo de álcool;
  3. não usar remédios que afetem a função das plaquetas ou aumentam o risco de sangramento, como aspirina, anti-inflamatórios e anti-coagulantes.

O que pode acontecer se as plaquetas baixarem muito?

A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.

Quais alterações no hemograma são indicativas de leucemia?

As alterações esperadas no hemograma de um indivíduo com leucemia são contagens altas ou baixas de leucócitos, neutropenia, anemia e plaquetopenia. Além disso, são encontradas células leucêmicas no sangue, com diminuição da contagem de células normais.

Como é o hemograma de uma pessoa com leucemia?

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20\% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.