O que significa pesquisa de viabilidade e qual sua importancia num projeto?

O que significa pesquisa de viabilidade e qual sua importância num projeto?

Ele funciona como uma espécie de previsão, porém, bem fundamentada, sobre o futuro da empresa a curto e médio prazo. Com dados e testes, torna-se possível mensurar possíveis resultados e verificar o que é necessário para tornar a execução das atividades viável e precisa.

Para que serve viabilidade?

Viabilidade é a qualidade do que é viável (com fortes probabilidades de se levar a cabo ou de se concretizar por reunir todas circunstâncias/características necessárias). Podemos resumir então que viabilidade nada mais é do que analisar como algo pode alcançar resultados positivos.

Qual a viabilidade do projeto?

A viabilidade pode ser tanto financeira quanto econômica. No primeiro caso, o que se procura é relacionar o investimento total necessário para o início do projeto, assim como os custos — fixos e variáveis — para que ele seja mantido e os rendimentos que ele pode oferecer com o tempo.

Qual a viabilidade econômica-financeira do projeto?

O primeiro pilar é a viabilidade econômica-financeira do projeto. Isto é, se a ideia poderá reportar benefícios reais, que possam compensar os custos não só operativos, mas também de colocar em funcionamento, já que se trata de uma grande infraestrutura, mas se depois os benefícios são escassos, não valeria a pena.

LEIA TAMBÉM:   O que significa chave na Igreja?

Como é feita a análise de viabilidade?

A análise de viabilidade é um processo que envolve diversos estudos sobre o mercado. Seu objetivo é o de avaliar se o investimento em um determinado projeto ou atividade é ou não viável. Por esse motivo, o aconselhável é que ela seja executada antes de qualquer outro projeto dentro da empresa.

Qual é o estudo de viabilidade?

Um estudo de viabilidade é o avaliação da eficiência prática de um plano, produto ou método. Assim como o nome indica, você está perguntando: “Isso é viável?” Por exemplo, você tem ou pode criar a tecnologia para fazer o que o produto propõe?