O que significa MSSA e MRSA?

O que significa MSSA e MRSA?

MSSA, Staphylococcus aureus suscetível à meticilina (n = 65); MRSA, Staphylococcus aureus resistente à meticilina (n = 117). A figura mostra a distribuição etária de pacientes infectados por cepas de MSSA e MRSA. Uma maior frequência de infecções é observada em crianças com menos de um ano.

O que é o MRSA?

A MRSA é a sigla inglesa para Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina, nome de uma bactéria da família da Staphylococcus Aureus. O Staphylococcus Aureus é um tipo comum de bactéria. Cerca de 1 em cada 3 pessoas tem essa bactéria na superfície da pele ou no nariz sem desenvolver uma infecção.

Quais os principais mecanismos de resistência de S. aureus?

LEIA TAMBÉM:   O que e pigmentacao melanica racial?

Atualmente, são conhecidos dois mecanismos principais pelos quais pode ocorrer resistência bacteriana aos beta-lactâmicos: 1) alteração da proteína alvo de ação da droga, ou seja, das “PBP”s; 2) produção de enzimas inativadoras, chamadas beta-lactamases (Mendonça 1997; Harbarth et al. 1998).

O que é um Glicopeptideo?

Os glicopeptídeos e lipoglicopeptídeos são antibióticos. Eles são ineficazes contra infecções virais e a maioria das demais infecções.

Onde comumente é encontrada a bactéria MRSA no ambiente hospitalar?

Existem certas espécies de bactérias que são do tipo MRSA (Methicillin-resistant Staphylococcus aureus). Staphylococcus aureus resistente à meticilina é uma superbactéria tendo como as colónias mais comuns no sistema respiratório e feridas abertas, cateteres intravenosos e sistema urinário.

Qual o principal mecanismo de resistência do estafilococos a oxacilina?

Resistência à oxacilina O principal mecanismo de resistência está relacionado à alteração do sítio de ação dos beta-lactâmicos, ou seja, alteração das proteínas ligadoras de penicilinas denominadas PBPs. As PBPs são enzimas importantes na síntese da parede bacteriana.

Qual o mecanismo mais provável responsável pela resistência a penicilina nesta cepa?

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um Hidrologo?

O mecanismo de resistência bacteriano mais importante e freqüente é a degradação do antimicrobiano por enzimas.

Por que os antibacterianos altamente tóxicos como a polimixina são opções relevantes no tratamento de infecções hospitalares graves causadas por bactérias Gram negativas?

Devido à natureza mais complexa da parede celular, as bactérias Gram negativo são mais resistentes à ação de antibióticos, que não são capazes de cruzar efetivamente esta barreira lipídica.

Porque o uso de penicilinas de forma isolada não é recomendado para tratamento de infecções por bactérias do tipo Gram-negativas?

Pois, a penicilinase provoca a hidrólise do anel beta-lactâmico da penicilina G originando o ácido penicilóico inativo. O uso das penicilinas resistentes à penicilinase deve ser reservado para as infecções causadas por estafilococos produtores de penicilinase.

Quais microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos causadores de infecções em UTIS?

Resultados: Das 98 amostras com resultado positivo para bactérias, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli foram os patógenos mais encontrados, seguidos de Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus coagulase negativa e Acinetobacter baumannii.

LEIA TAMBÉM:   O que significa a sigla OOH?

Resistência à oxacilina O principal mecanismo de resistência está relacionado à alteração do sítio de ação dos beta-lactâmicos, ou seja, alteração das proteínas ligadoras de penicilinas denominadas PBPs.