O que significa fluxo contra corrente em relacao as branquias dos peixes?

O que significa fluxo contra corrente em relação as brânquias dos peixes?

Este tipo de fluxo contra corrente tem um importante papel. Quando o sangue esta saindo da lamela branquial, ele encontra a água cujo oxigênio ainda não foi removido.

Qual o grupo de animais de ambiente aquático que vivem no mar ou nos rios que possuem brânquias e escamas?

Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.

São peixes cartilaginosos é uma das suas características está na grande concentração de óleo no seu fígado o que está ligado?

LEIA TAMBÉM:   O que fazer para os porcos parar de brigar?

Quando o peixe cartilaginoso precisa nadar próximo à superfície, o óleo concentrado no fígado é transportado pela corrente sanguínea para todo o corpo do animal, deixando-o menos denso e facilitando sua movimentação até a superfície.

Como os peixes ósseos nadam?

Alguns peixes como os atuns e os peixes-espada se mantêm nadando constantemente. Muitos peixes ósseos apresentam a bexiga natatória. Esta estrutura funciona como uma boia interna que reduz a densidade total do corpo. Esta estrutura faz com que a energia gasta para manter o peixe elevado na coluna d’água seja diminuída.

Qual o grupo de animais de ambientes aquáticos que vivem no mar?

Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.

Qual o grupo de animais que possuem brânquias e escamas?

A maioria dos peixes respira por brânquias ou guelras, se locomove por meio de nadadeiras, se reproduz pondo ovos e seu corpo é coberto por escamas protetoras.

LEIA TAMBÉM:   Porque precisa tomar luftal antes do ultrassom?

Quantos tipos de nadadeiras os peixes podem apresentar?

Em geral, os peixes têm sete nadadeiras, três ímpares (dorsal, anal e caudal) e duas pares (peitorais e pélvicas) (Fig. 9). As nadadeiras têm papel fundamental na locomoção, cada uma delas com uma função específica, relacionada ao movimento de cada espécie de peixe.