O que significa fatores de risco e protecao para uso de drogas?

O que significa fatores de risco e proteção para uso de drogas?

Fatores de proteção são identificados nos seis domínios da vida já tratados, quando se discutiu a questão dos riscos: individual – atitudes e predisposições; meio familiar – relações familiares e atitudes parentais; escola – clima seguro ou inseguro; amigos – envolvimento ou não com drogas; sociedade – tendências …

Quais são os fatores de risco e de proteção aos adolecentes e jovens em relação ao uso de drogas?

Estudos têm mostrado que os fatores parentais de risco para o uso de drogas pelo adolescente incluem, de forma combinada: (a) ausência de investimento nos vínculos que unem pais e filhos; (b) envolvimento materno insuficiente; (c) práticas disciplinares inconsistentes ou coercitivas; (d) excessiva permissividade.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo tenho para acionar um seguro?

O que é e o que gera a dependência?

A dependência química se caracteriza pelo abuso de álcool, maconha, cocaína, crack ou outras substâncias entorpecentes. Esse tipo de doença afeta todos os aspectos da vida de um indivíduo e pode ser causado por múltiplos fatores genéticos, ambientais, sociais, familiares e individuais.

Quais os principais fatores de proteção para prevenir que o jovem inicie o uso indevido de drogas lícitas?

4.2. FATORES QUE LEVAM AO USO DE DROGAS

FATORES DE RISCO FATORES DE PROTEÇÃO
Fácil acesso as drogas lícitas e ilícitas. Controle efetivo do comércio de drogas legais e ilegais.
Permissividade em relação a algumas drogas. Reconhecimento e valorização, por parte da comunidade, de normas e leis que regulam o uso de drogas.

O que as drogas causam nos adolescentes?

Todas as substâncias psicoativas usadas de forma abusiva produzem aumento do risco de acidentes e da violência, por tornar mais frágeis os cuidados de autopreservação, já enfraquecidos entre adolescentes. Esses riscos ocorrem especialmente com o uso do álcool, a droga mais utilizada nessa faixa etária.

Como os amigos influenciam na relação que os jovens estabelecem com a droga?

A aprovação dos amigos é um fator que influencia muito o modo como o adolescente se comporta, o que aumenta o risco do uso de substâncias psicoativas. Muitas vezes, os amigos transmitem mensagem de supervalorização do uso de álcool, de tabaco e de outras drogas, de modo que o consumo promove popularidade no grupo.

Qual a importância do grupo de pares na psicologia?

2. O Grupo de pares na psicologia: sua importância no desenvolvimento Ao longo da história da ciência, muitos psicólogos argumentaram que o relacionamento entre pares provê o meio para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Qual a influência de pares na adolescência?

Por exemplo, na adolescência, a afiliação com um grupo de pares desviantes tem forte impacto no desenvolvimento de comportamentos delinquentes (p.ex. evasão escolar, pichação, vandalismo, roubo, violência, uso de substâncias). A influência de pares na adolescência muitas vezes ocorre por pressão social.

Por que todas as crianças estão no mesmo grupo de pares?

Todas as crianças de um time em uma escolinha de futebol estão no mesmo grupo de pares, mas nem por isso são todas amigas. É possível, e comumente ocorre, de uma criança simultaneamente fazer parte de dois ou mais grupos de pares (o grupo da vizinhança pode ser diferente do grupo da escola, por exemplo).

LEIA TAMBÉM:   Como manter o equilibrio no inicio do namoro?

Qual o efeito do abuso de substâncias ou uso indevido?

Pode ter um grave impacto sobre o seu funcionamento, bem como a sua saúde física. O abuso de substâncias ou uso indevido é formalmente definido como o uso continuado de qualquer substância que altera a mente, que afeta negativamente a saúde física e mental da pessoa, situação social e responsabilidades.