O que significa cloridrato de metilfenidato?

O que significa cloridrato de metilfenidato?

Ritalina, nome comercial de medicamento cujo princípio ativo é o cloridrato de metilfenidato, é um estimulante do sistema nervoso central. A Ritalina é indicada para tratamentos de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), transtorno hipercinético e narcolepsia.

Qual a Farmacodinamica do metilfenidato?

O metilfenidato Seu mecanismo de ação é o estímulo de receptores alfa e beta-adrenérgicos diretamente, ou a liberação de dopamina e noradrenalina dos terminais sinápticos, indiretamente. Seu início de ação dá-se em 30 minutos, com pico em uma a duas horas, e meia-vida de duas a três horas (Bennett et al., 1999).

Quem pode receitar metilfenidato?

Em tese o clínico geral pode sim, mas recomenda-se que a prescrição e supervisão do tratamento com remédios que atuam sobre o sistema nervoso deva ser feita por especialista em NEUROLOGIA ou PSIQUIATRIA.

Qual o melhor horário para tomar metilfenidato?

Quando e como tomar Ritalina Para evitar dificuldade em adormecer, a última dose de Ritalina® deve ser tomada antes das 18 horas, a menos que o seu médico tenha recomendado diferente.

LEIA TAMBÉM:   O que e desenvolvimento imobiliario?

Em qual classificação o metilfenidato se enquadra?

O metilfenidato é uma substância que está classifi- cada na Convenção da ONU sobre Drogas Psicotrópicas – 1971 (revisada em 27 de novembro de 1999) – entre as substâncias da lista II. Deve-se salientar que não consta entre essas substâncias nenhuma que pertença ao grupo de opiáceos/opióides.

Qual classe farmacológica pertence o fármaco metilfenidato?

O Metilfenidato pertence à classe das anfetaminas, que atuam inibindo a receptação da dopamina e da noradrenalina, impedindo a remoção desses neurotransmissores das fendas sinápticas, fazendo com que o tempo de ação destes aumente.

Que médico pode receitar a Ritalina?

Neurologistas, neuropediatras e psiquiatras são especialistas que comumente tratam o TDAH e todos são habilitados para fazer a prescrição da Ritalina.

Como convencer o médico a receitar Ritalina?

Marque uma hora com um médico. Qualquer médico pode receitar Ritalina para os pacientes. Porém, o ideal é marcar uma consulta com um psiquiatra. Fale abertamente dos seus sintomas para que vocês discutam a possibilidade de um tratamento medicamentoso.