O que significa CFOP e qual a sua finalidade?

O que significa CFOP e qual a sua finalidade?

CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal. Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco.

Para que serve uma nota fiscal de simples remessa?

A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. Por isso mesmo, ela é também conhecida como nota fiscal de transporte. Como ainda não houve uma operação comercial, não é cobrado imposto em sua emissão.

LEIA TAMBÉM:   Quais plantas podem ser plantadas na areia?

Como funciona a nota de devolução?

A nota fiscal de devolução nada mais é do que um documento no qual constam dados de mercadorias recusadas pelo comprador. Ela deve conter informações iguais às da nota fiscal eletrônica de vendas, mas o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias) deve ser diferente.

O que é o código 1102?

1102 – Compra para comercialização Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

O que significa a sigla CFOP na nota fiscal eletrônica?

CFOP é o Código Fiscal de Operações e de Prestações, e ele é indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros. Basicamente, este código define se uma nota fiscal recolhe ou não impostos, o movimento de estoque e financeiro.

Quem pode emitir nota fiscal de simples remessa?

Ela é emitida sempre que uma empresa, lojista, cliente ou distribuidor envia um produto para reparo. A nota de remessa para conserto é isenta de impostos, desde que a nota fiscal de retorno seja emitida em um prazo de até 180 dias.

LEIA TAMBÉM:   Quais as consequencias da globalizacao?

Quando se emite uma nota fiscal de simples remessa?

As notas de simples remessa são aquelas emitidas quando não houve compra ou venda de um item, mas é preciso prestar contas da sua movimentação dentro do estoque, formalizando sua saída ou entrada da lista de ativos da empresa.

Como referenciar nota fiscal de devolução?

Abra a nota desejada e no campo Finalidade selecione Devolução/Retorno: No campo Nota Fiscal eletrônica referenciada insira a Chave da nota fiscal que você deseja referenciar com 44 dígitos. Após realizar a alteração, salve e tente emitir a nota fiscal.

Qual a lei para devolução de mercadoria?

No artigo 49 do CDC, a devolução indica uma situação especial. Nessas situações, de acordo com o Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias. Esse período começa a valer a partir do momento em que o item foi recebido.

Qual CFOP devo usar para devolução de mercadoria?

Consulte a tabela CFOP Completa

CFOP Origem/Destino
5202 – Devolução de compra para comercialização Mesmo estado
6202 – Devolução de compra para comercialização Outro estado
5411 – Devolução de compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária Mesmo estado