Índice
- 1 O que significa asa rotativa?
- 2 Como funciona a hélice de passo variável?
- 3 Como funciona o giro direcional?
- 4 Quais os tipos de transmissão que equipam as aeronaves de asas rotativas?
- 5 Quais as vantagens do hélice de passo variável?
- 6 Quando aumenta o passo da hélice o que acontece com a RPM?
- 7 Porque o piloto de avião usa bússola?
- 8 O que é a proa do avião?
- 9 Quais os tipos de materiais empregados na construção das hélices?
- 10 O que é embandeirar a hélice?
- 11 Quais são os tipos de motores de avião?
O que significa asa rotativa?
“Aeronave de asa rotativa” significa uma aeronave mais pesada que o ar que depende principalmente da sustentação gerada por um ou mais rotores para manter-se no ar. Aeródino que se eleva a partir de um rotor ou rotores.
Como funciona a hélice de passo variável?
O dispositivo que controla o ângulo das pás de uma hélice de passo variável é o governador. O objetivo de variar o ângulo da pá com uma hélice de passo variável é manter um ângulo ótimo nas pás da hélice, enquanto a velocidade do avião varia, maximizando sua eficiência.
O que é passo teórico e passo efetivo?
Á hélice avança uma determinada distância a cada rotação. Essa distância chama-se passo teórico ou passo geométrico. Passo geométrico é a distância que uma hélice deveria avançar em uma revolução. Passo efetivo é a distância real percorrida por uma revolução da hélice.
Como funciona o giro direcional?
2 – Giro Direcional: Consiste de um giroscópio conjugado a um cartão de bússola (plano ou horizontal). Ao ser setado, de acordo com a proa magnética (lida na bússola), tenderá a mostrar a proa da aeronave durante o voo.
Caixa de Transmissão do Rotor de Cauda de um Helicóptero
- Coroa.
- Eixo de transmissão de potência do motor.
- Eixo do rotor de cauda.
O que é um CTAC?
Centro de Treinamento de Aviação Civil (CTAC): significa uma organização certificada segundo regulamento específico para fornecer treinamento e conduzir exames teóricos e verificações de pilotos, mecânicos de voo (MCV), comissários de voo, despachantes operacionais de voo (DOV) e pessoal pertencente à administração …
Quais as vantagens do hélice de passo variável?
Um navio com uma hélice de passo variável pode acelerar mais rapidamente e desacelerar mais efetivamente, fazendo a parada mais rápida e mais segura. Tais hélices melhoram também a manobrabilidade de um navio ao direcionar um fluxo maior de água para o leme. Entretanto, uma hélice de passo fixo é mais barata e robusta.
Quando aumenta o passo da hélice o que acontece com a RPM?
Aumentando o Passo, maior massa de ar é manipulada pela PA da hélice, o que aumenta o esforço sobre o motor. Com uma mesma potencia, a tendência da Rotação do motor é diminuir (RPM). – O limite de rotação do motor (RPM) pode ser excedido, desgastando motor mais rapidamente.
O que é passo bandeira?
Ângulo de ajuste da pá selecionado para produzir um mínimo de rotação e mínimo de arrasto da hélice, com o motor parado e o avião em voo.
Porque o piloto de avião usa bússola?
Bússola magnética A bússola mostra a proa da aeronave em relação ao norte magnético. Enquanto confiável em voo reto nivelado, pode fornecer indicações confusas quando a aeronave está curvando, subindo, descendo ou acelerando devido a inclinação do campo magnético terrestre.
O que é a proa do avião?
(1) Parte dianteira da fuselagem; (2) parte dianteira de uma aeronave, míssel, foguete ou nave espacial, que no avião recebe o nome específico de nariz; (3) direção na qual o eixo longitudinal do avião está alinhado, geralmente expressa em graus a partir do norte (verdadeiro, magnético, da bússola ou da grade) medidos …
“Aeronave de asa rotativa” significa uma aeronave mais pesada que o ar que depende principalmente da sustentação gerada por um ou mais rotores para manter-se no ar.
Qual a parte da hélice que sofre maiores esforços?
Uma hélice deve ser capaz de resistir a severos esforços, os quais são mais fortes pró- ximo ao cubo, causados pela força centrífuga e a tração.
Quais os tipos de materiais empregados na construção das hélices?
Os materiais utilizados para fazer a hélice marinha são de liga de alumínio e aço inoxidável. Outros materiais populares utilizados são ligas de níquel, alumínio e bronze, que são 10 ~ 15\% mais leves que outros materiais e têm maior resistência.
O que é embandeirar a hélice?
Isto é chamado embandeiramento. Em aeronaves monomotoras, seja um moto-planador ou um avião a turboélice, o efeito é de aumentar a distância de planeio. Em uma aeronave multimotora, embandeirar a hélice em um motor em pane ajuda a manter a altitude da aeronave com a força reduzida dos motores remanescentes.
Como podemos classificar os tipos de hélices quanto a sua localização nas aeronaves?
Hélice ajustável; b. Hélice reversível; c. Hélice controlável; d. Hélice embandeirável.
Quais são os tipos de motores de avião?
Tipos de motores
Tipo | Descrição |
---|---|
Termojato | Mais primitivo tipo de motor a jato. Essencialmente é um motor a pistão turbocomprimido com tubo de exaustão típico de um jato |
Turbojato | Termo genérico para uma simples turbina |
Turbofan | Compressor de primeiro estágio ampliado para fornecer o fluxo de ar adicional em torno do motor |