O que se entende por normalidade?

O que se entende por normalidade?

Quando se diz que determinada pessoa é normal, quer dizer que apresenta um comportamento e aparência que é socialmente aceitável e comum. Agir com normalidade é o mesmo que seguir os comportamentos que são esperados de acordo com determinada situação, por exemplo.

Como se dá a ideia de normalidade?

Normalidade é um estado padrão, normal, que é considerado correto, sob algum ponto-de-vista. É o oposto da anormalidade. A normalidade muitas vezes se dá por conta de uma maioria em comum, sendo anormal aquele que contraria esta maioria.

O que é normalidade para a psicologia?

A normalidade é um estado padrão, normal; é aquilo considerado correto, justo sob algum ponto-de-vista (WIKIPEDIA, 2010a). Sob determinada égide social, cultural é normal tudo que esteja conforme uma regra, mesmo que seu valor seja apenas presumido.

LEIA TAMBÉM:   Quais as principais caracteristicas de um banco de dados a documentos?

O que é normalidade subjetiva?

Normalidade Subjetiva: esse critério utiliza a perspectiva subjetiva do sujeito como a principal categórica na determinação do estado de saúde do mesmo. Esse quesito falha, infelizmente, nas pessoas em fase maníaca, em que se sentem “muito bem e saudáveis”, mas, na verdade, possuem um transtorno mental grave.

O que é período de anormalidade e normalidade?

A definição de normalidade bem como a de anormalidade é variável, dependendo da sociedade. Do ponto de vista social esses dois conceitos estão baseados nas crenças de determinada comunidade sobre aquilo que considera ideal para uma pessoa conduzir sua vida em relação aos outros.

O que é loucura e normalidade?

Loucura e normalidade são um par que só fazem sentido quando relacionados – uma pessoa só pode ser lida como louca se outra for considerada normal e vice-versa. A normalidade está associada com o comportamento da maioria, com funcionalidade e produtividade. A loucura seria a exceção, o comportamento desordenado.

Qual a dificuldade em conceituar a normalidade?

Os indivíduos que se situam estatisticamente fora da curva de normalidade passam a ser considerados anormais ou doentes. Este é um critério muitas vezes falho em saúde geral e mental, pois nem tudo o que é frequente é necessariamente saudável, assim como nem tudo o que é raro ou infrequente é patológico.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as caracteristicas da estratificacao social?

O que é normal para Freud?

Freud então surge com sua concepção onde expressa que a normalidade seria uma ficção ideal onde cada ego aproxima-se daquele de um psicótico em grau maior ou menor. Na esteira deste conceito outros pesquisadores tentaram um alinhamento, mas estava claro que a normalidade absoluta não existe.

O que é uma personalidade normal?

Otto Lenghi, impregnado da orientação organicista, diz que o normal é o que não apresenta nenhuma alteração da personalidade psíquica, dependendo de alguma anomalia ou processo mórbido cerebral.

Por que o conceito de normalidade é uma questão controversa em psicopatologia?

É um conceito criticável por ser muito amplo e impreciso, pois bem-estar é algo difícil de se definir objetivamente. Além disso, esse completo bem-estar físico, mental e social é tão utópico que poucas pessoas se encaixariam na categoria “saudáveis”. Tende a ser abrangente demais e muitas vezes imprecisa.