O que sao produtos quimicos perigosos?

O que são produtos químicos perigosos?

Produtos perigosos são produtos que devido às suas características podem representar risco à saúde humana, ao meio ambiente e/ou às propriedades públicas ou privadas. Os produtos químicos perigosos podem ser classificados de acordo com a sua classe de perigo (perigo físico, perigo à saúde e/ou perigo ao meio ambiente).

Quais os riscos possíveis dos produtos químicos para a saúde?

Os danos à saúde pode advir de exposição de curta e/ou longa duração, relacionadas ao contato de produtos químicos tóxicos com a pele e olhos, bem como a inalação de seus vapores, resultando em doenças respiratórias crônicas, doenças do sistema nervoso, doenças nos rins e fígado, e até mesmo alguns tipos de câncer.

O que fazer em caso de acidente com produtos químicos?

Em geral, as regras são as seguintes:

  1. Se houver risco de explosão, envenenamento ou intoxicação, deve-se isolar a área e sinalizar aos transeuntes;
  2. Caso seja possível, o vazamento deve ser estancado de maneira imediata (ex: registro aberto acidentalmente);
  3. A equipe de brigadistas deve ser imediatamente acionada;
LEIA TAMBÉM:   Qual e o maior municipio do mundo?

Quais são os produtos químicos perigosos?

Os produtos químicos perigosos são divididos em 9 classes. Algumas delas são ainda dividas em subclasses para uma definição mais clara e pormenorizada dos riscos que envolvem a aplicação desses agentes. Conheça cada uma delas: Os explosivos pertencem à classe 1 e são subdivididos em 6 subclasses.

Quais são os perigos das substâncias perigosas?

Entre os perigos mais comuns estão: Algumas substâncias perigosas apresentam riscos para a segurança, tais como riscos de incêndio, de explosão ou de asfixia. Além disso, as substâncias perigosas possuem normalmente várias destas propriedades.

Como evitar riscos durante a movimentação dos produtos químicos?

Para evitar riscos durante a movimentação e armazenamento dos produtos químicos é de suma importância investir em rótulos adequados e bacias de contenção, pois mesmo que vazem de seus invólucros, os produtos ficarão contidos e não serão derramados, tendo em vista os riscos que podem oferecer.

Como evitar a eliminação de substância perigosa?

Caso a eliminação não seja possível, substitua a substância perigosa por uma não perigosa ou menos perigosa. Se uma substância ou um processo não puder ser eliminado ou substituído, previna ou reduza a exposição com recurso a soluções técnicas e organizacionais.