O que sao os tratos culturais para cana-de-acucar?

O que são os tratos culturais para cana-de-açúcar?

Os Tratos Culturais são tão importantes quanto o Preparo de Solo e o Plantio. É o momento em que são repostos os nutrientes necessários para a planta desenvolver-se, por meio da adubação líquida e da fertirrigação. Também é o momento em que são controladas as plantas daninhas, pragas e doenças.

Por que a cana-de-açúcar é considerada uma cultura semi perene?

A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene, pois após o plantio, ela é cortada várias vezes antes de ser replantada. Seu ciclo produtivo é, em média, de seis anos com cinco cortes.

O que são os tratos culturais?

Os tratos culturais são práticas que proporcionam melhores condições para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Em períodos de temperatura elevada, principalmente quando se realiza a adubação de cobertura e a irrigação com maior frequência, as plantas têm crescimento acelerado e cobrem rapidamente o solo.

Quais os tratos culturais?

Amontoa, poda, desbrota: saiba quais são os principais tratos…

  • 1 – Adubação das plantas.
  • 2 – Controle das pragas.
  • 3 – Irrigação do cultivo.
  • 4 – Poda dos galhos e folhas.
  • 5 – Desbrota dos brotos.
  • 6 – Amontoa do solo.
  • 7 – Penteamento das ramas.
  • 8 – Rotação de culturas.
LEIA TAMBÉM:   Quem pode ser audiologista?

Como é feito a cana-de-açúcar?

A cana colhida é processada com a retirada do colmo (caule), que é esmagado, liberando o caldo que é concentrado por fervura, resultando no xarope, a partir do qual o açúcar é cristalizado, tendo como subproduto o melaço ou mel final.

Qual a importância do cultivo da cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar há mais de 500 anos movimenta a economia brasileira. O setor sucroalcooleiro é responsável por 2\% do produto interno bruto (PIB) nacional, seja para a produção de açúcar ou de álcool (etanol.) como para a exportação desses produtos.

Qual é a matéria-prima utilizada para fabricar o açúcar?

cana-de-açúcar
A cana-de-açúcar responde por 80\% da produção mundial de açúcar, tornando-se a principal matéria-prima produtora do produto. A cana-de-açúcar é uma planta tropical alta, da qual as hastes são colhidas.