O que sao margens ativas e passivas?

O que são margens ativas e passivas?

Margens passivas são margens continentais que não coincidem com um limite de placas tectónicas, pelo que não apresentam grande actividade sísmica ou vulcânica. Por oposição, as margens activas são aquelas que coincidem com limites tectónicos, pelo que a actividade sísmica e vulcânica pode ser bastante expressiva.

O que é uma margem de placa passiva?

margem continental passiva. Borda ou margem de um continente sem tectonismo pronunciado como, por exemplo, as margens continentais junto à costa brasileira, e que não coincidem com borda de placa tectônica.

O que é uma margem de placa ativa?

margem continental ativa. Borda ou margem de um continente que coincide com limite de placa que está sofrendo subducção por placa oceânica.

LEIA TAMBÉM:   Qual o beneficio da marcha?

Quais tipos de margens tectônicas ativas são capazes de gerar cordilheiras continentais por quê?

As margens ativas ou do tipo Pacífico, localizam-se nas regiões de convergência das placas tectônicas, onde ocorre a subducção de uma placa sobre a outra gerando a formação de uma fossa oceânica. O talude continental, assim como a plataforma, também é estrito com gradientes que podem chegar a 1:20 nas fossas oceânicas.

É possível afirmar que as Figuras 1 2 e 3 correspondem respectivamente às margens continentais do tipo?

É possível afirmar que as figuras 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, às margens continentais do tipo: (A) Atlântico, pacífico cordilheriano e pacífico insular.

Que são bacias oceânicas?

Bacias oceânicas são áreas extensas e profundas com relevo relativamente plano. São regiões lateralmente dispostas as dorsais médio-oceânicas que apresentam relevo relativamente plano.

Qual é a relação entre as dorsais meso oceânicas e os limites divergentes de placas tectônicas?

Os limites divergentes são representados pelas dorsais meso-oceânicas, onde as placas se afastam horizontalmente uma da outra, com formação de nova crosta oceânica. A litosfera oceânica da placa que está em subducção afunda na astenosfera e é por fim reciclada pelo sistema de convecção do manto.

LEIA TAMBÉM:   Quais alimentos causam fadiga?

Qual é a diferença entre o processo de subducção e o processo de Obducção?

Obducção ocorre quando uma porção de crosta oceânica ou de rochas do manto é arrastada para cima da crosta continental, num limite de placas convergente, ao contrário do que ocorre no processo de subducção.

O que são atividades Orogenéticas?

Os movimentos orogenéticos são aqueles que ocorrem horizontalmente pelo movimento das placas tectônicas. Pode ocorrer neste caso um movimento de afastamento das placas denominado movimento divergente ou um movimento de aproximação ou um choque de placas caracterizando um movimento convergente.

O que é orogênese epirogênese?

Orogênese e Epirogênese – ou, simplesmente, orogenia e epirogenia – são tipos de classificação dos movimentos tectônicos. Os resultados dos movimentos orogênicos são a formação de grandes cadeias de montanhas e cordilheiras, uma vez que o encontro entre as placas provoca o soerguimento do relevo terrestre.

Como se formam as bacias oceânicas?

A formação de bacias sedimentares está diretamente ligada ao processo de transporte e deposição de sedimentos, que são partículas de rochas. Um exemplo de sedimento é a areia da praia, formada a partir do desgaste das rochas litorâneas pela água do mar.

LEIA TAMBÉM:   Por que a Republica Romana era governada?

Quantas bacias oceânicas existem?

▶ Os oceanos recobrem cerca de 70\% da superfície da Terra e ocupam cinco principais bacias, onde se situam os oceanos Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico e Antártico.

A formação das dorsais oceânicas está ligada à expulsão do magma existente no manto terrestre a partir das fraturas originadas pelo afastamento entre as placas tectônicas, de modo que o magma rapidamente se transforma em rochas ígneas.

Como a cordilheira dorsal Meso-atlântica se formou?

No Atlântico Norte, a formação da dorsal Meso-atlântica deve-se ao deslocamento das placas tectônicas Norteamericana e Euroasiática. Já na parte do Atlântico Sul, é formada pela placa Sul-Americana e a placa Africana.

Como se forma a dorsal oceânica?

Dorsal oceânica (também chamada dorsal submarina ou dorsal meso-oceânica) é o nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano. Estas cadeias originaram-se do afastamento das placas tectônicas e formam o maior agrupamento de montanhas do mundo, chegando a 65.000 quilômetros de extensão.

O que é o processo de subducção?

Quando uma placa oceânica colide com uma placa continental, a placa oceânica, como é mais densa, mergulha por baixo da placa continental. Este processo denomina-se subducção. Quando ocorre a subducção podem ocorrer também sismos de focos profundos, fenómenos de vulcanismo ou formação de montanhas.