O que sao fertilizantes organicos e inorganicos?

O que são fertilizantes orgânicos e inorgânicos?

Os adubos orgânicos são aqueles formados por matéria de origem animal e vegetal. Já os adubos inorgânicos são obtidos a partir de extração mineral ou refino de petróleo. Outros elementos essenciais para o crescimento das plantas são: enxofre, nitrogênio, fósforo e potássio.

Quais são as vantagens de utilizar fertilizantes orgânicos?

A adubação orgânica aumenta os nutrientes no solo, facilita a absorção de água, contribui no melhoramento da estrutura e diminuição do depósito de fósforo. Outra vantagem é que na compostagem, reciclam-se resíduos sólidos municipais urbanos de origem orgânica.

Quais são as desvantagens dos fertilizantes inorgânicos?

Entre as desvantagens estão o mau uso do adubo que, se utilizado em excesso, pode provocar desastres ambientais mudando drasticamente a composição química do solo. Além disso, o solo fica mais pobre, diminuindo a presença de organismos vivos e oxigênio.

LEIA TAMBÉM:   O que e necessario para abrir uma DTVM?

O que são fertilizantes inorgânicos e para que servem?

Fertilizante inorgânico ou fertilizante mineral é o nome dado pela Organização Internacional para Padronização ao fertilizante no qual os nutrientes declarados estão na forma de sais inorgânicos obtidos por extracção e/ou por processos industriais químicos e/ou físicos.

Quais seriam as vantagens e desvantagens de utilizar resíduos orgânicos como fertilizantes em comparação ao fertilizantes químicos?

O fertilizante orgânico é mais indicado por ser e ter um processo mais natural. Com ele o solo fica mais enriquecido. Assim sendo, aumenta a resistência das plantas às doenças, pragas e aos climas adversos, além de aumentar também a capacidade do solo em armazenar água.

Por que na agricultura de base ecológica Recomenda-se utilizar fertilizantes orgânicos?

Estudos mostram que o uso de fertilizantes orgânicos aumenta a biodiversidade do solo, com o surgimento de micro-organismos e fungos que contribuem para o crescimento das plantas. Entre eles estão: a degradação da qualidade do solo, a poluição das fontes de água e da atmosfera e o aumento da resistência de pragas.