O que sao fases de um processo?

O que são fases de um processo?

Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de “fase de cumprimento de sentença.” Na fase postulatória, o autor apresenta o seu pedido, o que ele faz na petição inicial.

Como se dá o processo?

O que você vai encontrar neste artigo:

  1. Petição inicial: o começo de tudo.
  2. Citação: o direito de defesa do réu.
  3. Réplica: o direito de resposta do autor.
  4. Fase probatória: quem alega tem que provar.
  5. Sentença: a decisão final do juiz.
  6. Recursos: a arma do vencido.
  7. Cumprimento de sentença: colocando a decisão em prática.

O que é a fase decisória do processo?

Trata-se da fase do procedimento comum que se destina à prolação da sentença de mérito. Realiza-se após o encerramento da instrução.

Quando é a fase de saneamento do processo?

O saneamento ocorre durante toda a tramitação do processo. Conforme o princípio da primazia do julgamento do mérito, as partes têm direito ao julgamento do mérito, com a efetivação do direito material, que é a principal finalidade do processo.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona o Dom Unimed?

O que é o processo civil?

O processo civil é o ramo do direito que contem regras e os princípios que tratam da jurisdição civil, ou seja, da aplicação da lei aos casos concretos, para a solução de conflitos de interesses pelo Estado-Juiz.

O que é o processo para que serve?

Processo (do latim procedere) é um termo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere) e é um conjunto sequencial e particular de ações com objetivo comum. Pode ter os mais variados propósitos: criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.

Como dar andamento no processo?

Saiba como é possível acelerar o processo de uma ação na justiça?

  1. Usar os documentos eletrônicos.
  2. Enviar peças objetivas.
  3. Despachar diretamente com o juiz.
  4. Evitar protocolar uma ação na justiça no último dia.
  5. Manter um bom relacionamento com os servidores.