O que recebemos na licenca maternidade?

O que recebemos na licença maternidade?

O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado. O salário-maternidade para a segurada empregada consiste numa renda mensal igual à sua remuneração integral.

Quais os tipos de licença maternidade?

6. Quanto tempo dura o Salário-Maternidade?

Evento gerador Tipo de segurado Duração do Salário-Maternidade
Parto Todos 120 dias
Adoção e guarda judicial para fins de adoção Todos 120 dias
Aborto não criminoso Todos 14 dias
Feto natimorto (quando o bebê nasce no momento do parto ou dentro do útero da mãe) Todos 120 dias

Quais são os descontos na licença maternidade?

Na licença maternidade, o depósito do FGTS ocorre normalmente durante o recebimento salário maternidade, mas continua não sendo descontado do salário da funcionária. Desconto no contracheque: INSS, IRRF e outros!

LEIA TAMBÉM:   Como descobrir cancer precocemente?

É descontado INSS da licença-maternidade?

Empresa não precisa pagar contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade. Uma boa notícia para as empresas foi a recente decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, que decidiu pela não incidência da contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade.

É descontado FGTS do salário-maternidade?

O empregador deve permitir a ausência da empregada durante o período. A empregada que está em período de licença-maternidade recebe FGTS? Sim. O Decreto nº 99.684/90 dispõe que são devidas as contribuições ao FGTS durante o período de afastamento por licença-maternidade.

Quem paga a licença maternidade em caso de adoção?

MÃES ADOTIVAS TÊM DIREITO AO SALÁRIO-MATERNIDADE. O salário-maternidade, benefício do INSS criado para as trabalhadoras que ficam afastadas do emprego por causa do parto, é válido também em casos de adoção. O benefício é devido às seguradas e segurados que adotarem ou obtiverem guarda judicial para efeito de adoção.

Quais são as maiores licenças de maternidade?

A maioria das mulheres trabalhadoras do mundo – cerca de 830 milhões – ainda carece de uma proteção de maternidade suficiente. Quase 80\% delas são da África e da Ásia, segundo a OIT. Os últimos dados da organização apontam que as maiores licenças maternidade estão na Europa.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os principais golpes do judô?

Qual a estabilidade de emprego para mulheres que voltam de licença-maternidade?

Mulheres que voltam de licença-maternidade têm estabilidade? A estabilidade de emprego é garantida até cinco meses após o parto, contando o período de licença-maternidade. Ou seja, neste período, a empresa não poderá demitir a empregada. As convenções coletivas podem estabelecer prazos maiores de estabilidade.

Qual o período de licença para as mães?

Os Estados Unidos, por sua vez, mantêm o mesmo período que disponibilizam para as mães, com 84 dias de licença. No resto dos países, os números variam entre 10 e 15 dias, na maioria dos casos. Na América Latina, esse direito varia – a Colômbia oferece oito dias e o resto dos outros países oferecem entre dois e oito dias.

Qual a duração da licença paternidade?

A licença paternidade é um direito que tem sido ampliado apenas recentemente em alguns países do mundo. Países do norte da Europa têm trilhado esse caminho. A Noruega oferece duas semanas de licença aos pais, mas alguns acordos coletivos de setores de trabalho permitem um afastamento por até 14 semanas.