O que realmente aconteceu com a Barca da Medusa?

O que realmente aconteceu com a Barca da Medusa?

A fragata real “Medusa” deixou o seu porto, em França, a 17 de Junho de 1816, em direcção a Saint-Louis, no Senegal. Apontada como uma das mais modernas embarcações da época, a sua missão era tomar posse da colónia do Senegal, na África ocidental, que havia passado para a tutela francesa.

Quem pintou a balsa de Medusa?

Théodore GéricaultA Balsa da Medusa / ArtistaJean-Louis André Théodore Géricault foi um pintor francês do Romantismo. Wikipédia

Qual movimento artístico se enquadra Balsa da Medusa?

Balsa da Medusa (em francês: Le Radeau de la Méduse) é uma pintura a óleo executada entre 1818 e 1819 pelo pintor da época do romantismo e litógrafo Théodore Géricault (1791–1824).

LEIA TAMBÉM:   Como ativar a inicializacao segura em Sistemas da marca Ideapad?

Em que sentido Delacroix se inspirou em Gericault?

Relatos da época afirmam que Géricault teria tido a inspiração para o quadro a partir de uma notícia sobre o naufrágio, ocorrido em 1816. A pintura representa o momento logo após a embarcação começar a afundar, em que a tripulação e os passageiros não conseguiram salvar-se com os botes de emergência.

O que se vê na tela a Jangada da Medusa?

Se imaginarmos o contexto da jangada, vemos presentificada na obra a questão que sempre levantamos em sociedade sobre a condição humana e as regras de conduta criadas no que nomeamos de “civilização”, tudo posto em dúvida se imaginarmos tal situação extrema de desamparo.

São características de A Balsa da Medusa?

Géricault capta na tela o momento em que alguns náufragos avistam uma vela no horizonte e parece como se na balsa de horror e morte ocorresse uma palpitação de vida e esperança. É uma importante obra na pintura francesa do século 19, geralmente, considerada um ícone do Romantismo.

Quais são as características da pintura no período Romantismo?

O romantismo na pintura contou com aspectos similares aos da arte barroca. Além disso, teve como foco a emoção e seu modo de transmiti-la de modo subjetivo, assim como destacou as paisagens naturais e os fatos históricos.

LEIA TAMBÉM:   Porque o bebe fica muito com a mao na boca?

O que você imagina que está sendo retratado na tela de Gericault?

A pintura é uma visão sintética da vida humana abandonada ao seu destino. Géricault decidiu representar a vã esperança dos marinheiros naufragados: o barco salva-vidas é visível no horizonte, mas navega sem vê-los. Toda a composição é orientada para essa esperança, culminando na figura negra do barco.

Quais são as principais características da pintura impressionista?

Características do Impressionismo

  • registro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos;
  • figuras sem contornos nítidos;
  • sombras luminosas e coloridas;
  • misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas.

Quais as principais características do Romantismo brasileiro?

Entre as principais características da primeira geração romântica no Brasil estão: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de …

Quais são as principais características do romantismo no Brasil?

Principais características do Romantismo no Brasil

  • Rompimento com a tradição clássica.
  • Maior liberdade formal.
  • Amor platônico e idealização.
  • Indianismo.
  • Nacionalismo e ufanismo.
  • Culto à natureza.
  • Evasão e escapismo.
  • Egocentrismo e subjetivismo.