O que quer dizer recall pendente no documento do veiculo?

O que quer dizer recall pendente no documento do veículo?

Quando um veículo possui recall pendente, quer dizer que ele recebeu um chamado de recall, mas não foi levado à concessionária para que fosse feito o conserto solicitado pela montadora.

Como funciona o recall de carros?

Caso uma montadora identifique algum problema na linha montagem que ofereça riscos à segurança dos motoristas e de seus ocupantes, ela convoca as pessoas que adquiriram o veículo para fazer o recall da peça que apresentou defeito. Por isso, o recall deve sempre ser entendido como um sinal de alerta.

O que acontece se não fizer o recall?

De acordo com a lei, os motoristas que não compareceram aos recalls no período de um ano não estarão liberados para fazer o licenciamento. A lei entrou em vigor no dia 12 de abril deste ano. Lembrando que o motorista não precisa pagar pelo recall. É só agendar o serviço e levar o veículo na data marcada.

LEIA TAMBÉM:   Como Bisping perdeu o olho?

Quem paga o recall?

A legislação brasileira determina que a responsabilidade pelo recall seja sempre do fabricante do produto final. Segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), isso ocorre porque a marca deste produto “é mais facilmente identificável pelos consumidores”.

Como baixar recall do documento?

Para retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.

Qual o prazo de validade de um recall?

Não: fábrica e concessionárias são obrigadas a realizá-lo durante toda a vida útil do automóvel, porque não existe prazo de validade para recall. Não importa se o anúncio do chamado estabelece um prazo (em geral de 180 dias) para que o carro seja levado à concessionária.

Quando aparece recall no Detran?

Chamadas de recall acontecem para proteger o consumidor de acidentes ocasionados por defeitos nos produtos que já estão no mercado. No caso de veículos, o chamado acontece quando a fábrica detecta algum defeito que precisa ser reparado imediatamente no automóvel após o mesmo já estar no mercado.

LEIA TAMBÉM:   Quem vai para o limbo?

Sou obrigada a fazer o recall?

Entre as mudanças, estão novas determinações sobre o recall, que, no Código de Trânsito, é chamado de “campanhas de chamamento de consumidores para substituição ou reparo de veículos”. Agora, ele passa a ser obrigatório.

Quanto custa um recall?

O recall não pode gerar qualquer custo para o consumidor. A necessidade de percorrer maiores distâncias ou a perda de um dia de trabalho para o dia de conserto pode ser exigida como compensação na justiça, caso o consumidor se sinta prejudicado ou tenha algum prejuízo.

Quanto tempo demora para sair o recall do documento?

A renovação do licenciamento só será liberada após a comprovação do serviço realizado. Após fazer o reparo, a fabricante terá 15 dias para informar ao sistema do governo sobre o conserto feito e o proprietário terá um recibo com todos os dados de onde e quando o serviço foi feito.

Quanto tempo demora para sair o recall do sistema?

Segundo o órgão, o recall não atendido após um ano da notificação será automaticamente incluído no Certificado de Licenciamento Anual do veículo, e o mesmo só poderá ser licenciado a partir da comprovação do serviço realizado.