O que provoca o inchaco da elefantiase?

O que provoca o inchaço da elefantíase?

A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também conhecido como edema) em seus membros e em pontos como os seios e a bolsa …

Que sistema do organismo é afetado pela elefantíase?

A filariose linfática é causada pelos vermes Wuchereria bancrofti , Brugia malayi e Brugia timori. Essas filárias ocupam o sistema linfático, incluindo os gânglios linfáticos, causando linfedema e, em casos crônicos, levando à doença conhecida como elefantíase.

O que devemos fazer para prevenir a elefantíase?

A prevenção da elefantíase é feita se evitando o contato com mosquitos transmissores, através de medidas como:

  1. Uso de mosquiteiro para dormir;
  2. Telas nas janelas e nas portas;
  3. Evitar deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, por exemplo;
  4. Usar repelente diariamente;
  5. Evitar locais com moscas e mosquitos;
LEIA TAMBÉM:   O que e equipe de atendimento?

Como começa a Elefantiase?

É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.

Porque a filariose causa edema?

Os vermes adultos causam lesões nos vasos linfáticos, onde se desenvolvem, levando acúmulo do fluido linfático, que causa edema (inchaço), mais frequente em braços e pernas.

O que é uma filária?

A filária (Wuchereria bancrofti), também conhecida por elefantíase, é uma doença causada por um verme nematódeo que parasita os vasos linfáticos do ser humano.

Quantos casos de elefantíase no Brasil?

No Brasil, estima-se que 49 mil pessoas estejam infectadas pela Wuchereria bancrofti e que três milhões de indivíduos residam em áreas consideradas de risco. Entre os indivíduos infectados, cerca de 15\% tendem a evoluir até as manifestações crônicas.

O que é a filaria?

Qual é a principal medida para o controle da filariose?

Uma das medidas de controle adotadas é a redução do mosquito vetor, através de biocidas, instalação de mosquiteiros ou cortinas impregnadas com inseticidas para limitar o contato entre o vetor e o homem; utilização de inseticidas no interior das residências; informar às comunidades das áreas afetadas, sobre a doença e …