O que provoca a elevada taxa de mortalidade?

O que provoca a elevada taxa de mortalidade?

Entre as principais causas da mortalidade infantil estão a falta de assistência e de instrução às gestantes, ausência de acompanhamento médico, deficiência na assistência hospitalar, desnutrição, déficit nos serviços de saneamento ambiental, entre outros.

Onde encontrar dados de mortalidade no Brasil?

Ministério da Saúde – MS.

Porque a taxa de mortalidade é alta no Brasil?

A taxa de mortalidade no Brasil ainda é alta por conta das doenças não transmissíveis e pela existência da violência urbana. De acordo com o Ministério da Saúde, as principais causas dos óbitos foram asdoenças cardiovasculares, os inúmeros tipos de câncer, diabetes, doenças respiratórias e do aparelho digestivo.

Qual o conceito de mortalidade?

Conceito de Mortalidade. Se levarmos em conta o conceito de “mortalidade” como uma característica de existência, devemos defini-la como o oposto da vida. A mortalidade é a condição de ser mortal, portanto, de ser suscetível à morte.

LEIA TAMBÉM:   Que horas comeca Danilo Gentili hoje?

Quais são as taxas de mortalidade?

Em todo o mundo, as taxas de mortalidade são altamente variáveis e enquanto há regiões com taxas de mortalidade extremamente baixas, podemos observar também populações que chegam a ter taxas de mortalidade em torno de 30\%.

Qual é o sistema de informações sobre mortalidade?

O Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1975, é resultado da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados sobre mortalidade no país.

Qual o documento básico para a coleta de dados da mortalidade?

O documento básico e essencial à coleta de dados da mortalidade no Brasil é a DECLARAÇÃO DE ÓBITO (DO) que, consequentemente, alimenta o SIM. A responsabilidade na emissão da DO é do médico, conforme prevê o artigo 115 do Código de Ética Médica, Artigo 1º da Resolução nº 1779/2005 do Conselho Federal de Medicina e a Portaria SVS nº 116/2009.