O que pode ser reduzido no Imposto de Renda?

O que pode ser reduzido no Imposto de Renda?

“Os gastos dedutíveis reduzem a base de cálculo do imposto. Já as deduções do imposto devido, por sua vez, reduzem direto o valor do imposto a ser pago”, explica. Gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e dependentes, por exemplo, estão incluídos na categoria despesas dedutíveis.

Como declarar redução salarial no Imposto de Renda?

Ajuda compensatória entra na ficha “rendimentos isentos” Se o acordo firmado com sua empresa redução de jornada ou suspensão temporária do contrato de trabalho previa o pagamento de ajuda compensatória, os valores recebidos com essa finalidade devem ser informados na ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”.

Onde declarar a pensão de alimentos no IRS?

Onde declarar a pensão de alimentos no IRS? E qual o montante que quem a paga pode deduzir? Esclareça estas e outras dúvidas neste artigo. A pensão de alimentos tem implicações no IRS tanto para o progenitor que a recebe, que tem de a declarar como um rendimento, quanto para o progenitor que a paga, que pode abater esta despesa à sua coleta.

LEIA TAMBÉM:   O que e bom para dor na coluna lombar?

Que despesas podem não ser dedutíveis na declaração do imposto de renda?

DESPESAS QUE PODEM OU NÃO SER DEDUTÍVEIS NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA (MODELO COMPLETO) Descrição É Permitida a Dedução? Observação Pensão Alimentícia – judicial Sim Até o limite fixado pela ação judicial Pensão paga por liberalidade Não Pensão alimentícia – sentença estrangeira Sim Desde que homologada pelo STF

Quem paga a pensão alimentícia?

Em relação ao alimentante (quem paga a pensão alimentícia) não há muitas dúvidas quanto a possibilidade de dedução do valor em seu Imposto de Renda (IR). Porém, a dúvida sempre existe em razão do alimentado (ou representante, quando menor ou incapaz).

Como deduzir as importâncias pagas a título de pensão alimentícia?

A pessoa física, para efeito de determinação da base de cálculo mensal do Imposto de Renda, poderá deduzir as importâncias pagas a título de pensão alimentícia em face das normas do Direito de Família, quando em cumprimento de decisão judicial ou acordo homologado judicialmente, inclusive a prestação de alimentos provisionais,