O que pode ser doenca celiaca?

O que pode ser doença celíaca?

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. De origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.

Onde acontece a doença celíaca?

A doença celíaca é uma doença auto-imune caracterizada pela intolerância permanente ao glúten presente nos alimentos. Isso acontece porque o corpo não produz ou produz pouca enzima capaz de degradar o glúten, o que provoca uma reação do sistema imune capaz de levar a lesões no intestino.

Quais os elementos que tem glúten?

Lista de alimentos que contém glúten

  • Pão, torrada, bolacha, biscoito, bolos, macarrão, croissant, donuts, tortilla de trigo (industrializados);
  • Pizza, salgadinhos, hambúrguer, cachorro quente;
  • Salsicha e outros embutidos;
  • Cerveja e bebidas maltadas;
  • Gérmen de trigo, cuscuz, triguilho, bulgur, sêmola de trigo;

Qual o tratamento para a doença celíaca?

A dieta sem glúten é o único tratamento possível para a doença celíaca. Quando a proteína ( glúten) é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. No entanto, a maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o mais antigo ancestral registrado do equino moderno?

Como retirar o glúten da alimentação antes do diagnóstico da doença celíaca?

Nesse exame, que é habitualmente feito sob sedação, são colhidos vários fragmentos do intestino delgado, que depois são orientados para o anatomopatologista, que observa ao microscópio e caracteriza a atrofia vilositária. É fundamental não retirar o glúten da alimentação antes do diagnóstico definitivo da doença celíaca.

Qual a diferença entre doença celíaca e alergia alimentar?

1. Doença celíaca é uma alergia alimentar MITO. Essa confusão existe porque tanto a doença celíaca quanto as alergias alimentares são uma reação do sistema imunológico a um determinado alimento. Entretanto, existem diferenças importantes entre elas.

Será que o celíaco continua ingerindo alimentos com glúten?

O paciente celíaco que continuar ingerindo alimentos com glúten apresenta maior risco de desenvolver outras doenças, como doenças de tireoide, fígado, rins e pele. É importante que os celíacos fiquem atentos também à possibilidade de desenvolver câncer de intestino, e a ter problemas de infertilidade (3).